Ir para o conteúdo

Amazonas começa a distribuição de vacinas contra a influenza

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebeu neste fim de semana as primeiras doses de vacina para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda-feira (23/03) e vai até 22 de maio de 2020. Na manhã dessa segunda-feira (16/03), o governador Wilson Lima esteve na Susam para acompanhar o início da distribuição de vacinas para a capital e municípios.

Na programação da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), além de Manaus, os municípios de Autazes, Maués, Humaitá, Jutaí e Anori, estão programados para receber as primeiras doses nesta segunda-feira. Durante toda a semana outros municípios estarão retirando seus lotes na Susam para iniciarem a vacinação contra a gripe.

De acordo com o governador, o primeiro lote de vacinas é para atender ao público acima de 60 anos, além de profissionais de saúde. Esse ano, o Ministério da Saúde (MS) antecipou a campanha para todo o Brasil e a dividiu em três fases contemplando grupos prioritários distintos em cada uma delas. Na primeira fase da campanha serão vacinados idosos e trabalhadores da saúde, com os demais grupos vindo em seguida.

“O Ministério da Saúde está antecipando a campanha de vacinação contra a Influenza. Nós recebemos um lote no fim de semana que vai atender principalmente aos idosos, aquelas pessoas que têm acima de 60 anos. O material que recebemos previne contra três vírus gripais. É importante que essa população idosa se vacine, porque no momento em que ela está imunizada, quando apresenta qualquer sintoma de síndrome respiratória, fica fácil diagnosticar se é, por exemplo, o Coronavírus (Covid-19). Daí a necessidade de que todos nessa faixa etária a partir de sessenta anos vá a uma Unidade Básica de Saúde e tome sua vacina”, reforçou Wilson Lima.

Próximas fases – A segunda fase da campanha começa em 16 de abril para professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na última fase, que começa em 9 de maio, será vez das crianças de 6 meses a menores de seis anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Este último grupo (55 a 59 anos) é a novidade para esse ano. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, foram recebidas, inicialmente, 216 mil doses de vacinas para a primeira fase da campanha.    O MS já programou para os próximos dias o envio de mais 14 lotes para as próximas fases. “Houve a antecipação da campanha, a totalidade de vacinas que o País inteiro precisa ainda não está disponível. Então, o laboratório entregou o primeiro lote em função de os idosos serem os mais suscetíveis, que agravam com quadros de Influenza, então o foco é vacinar primeiro esses pacientes idosos acima de 60 anos”, disse.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes