Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Mais dois deputados federais para o AM


O Amazonas terá mais dois deputados federais, passando de oito para dez representantes, a partir da próxima legislatura (2019-2023). Isso porque a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou proposta que altera a representação por Estado na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 315/2016, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), tem como base atualização da população de cada estado feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015.

Mantendo-se o atual número de deputados em 513, o Estado do Amazonas passará de oito para dez deputados. O que mais aumentará sua representação será o Pará, passando de 17 para 21. Outro Estado que vai  ter maior número de representantes será Minas Gerais (passará de 53 para 55). Entre as unidades que diminuem o número de representantes estão o Rio de Janeiro (caindo de 46 para 43), o Rio Grande do Sul (de 31 para 29), a Paraíba (de 12 para 10) e o Piauí (de 10 para 8).

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.