Ir para o conteúdo

Alunos e professores da Ufam protestam contra o corte de verbas

Alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pararam o trânsito na avenida General Rodrigo Otávio na manhã desta quarta-feira, 15/05. A manifestação foi contra o contingenciamento de verbas da instituição pelo Ministério da Educação (MEC), no valor de R$38 milhões, e aconteceu em várias cidade do País.

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes no protesto, que foi organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e pela Associação dos Docentes da Ufam (Adua). A greve nacional de um dia recebeu o apoio dos alunos e técnicos da instituição que também se revoltaram com o anuncio do Governo Federal. Eles fizeram uma caminhada até a bola do Coroado, zona Leste de Manaus, e voltaram para a entrada do Campus Universitário.

Para o professor Marcelo Vallila, mestrando em Serviço Social da Ufam, o mais importante do ato foi ver que a sociedade está apoiando as manifestações e entendendo a necessidade de lutar contra os cortes nos recursos para a educação.

Estudantes exibiram faixas contra Bolsonaro

O ato também aconteceu nos 15 Campus universitários da Ufam no interior do Estado. Além disso, hoje à tarde, às 15h, acontecerá na Praça da Saudade, no Centro de Manaus, o projeto ‘Ufam na Praça’, que visa informar a população o trabalho realizado na universidade.

“Faremos exposições para mostrar a sociedade o trabalho que está sendo realizado na universidade. Nele, vamos ter exposições, banners e pesquisas realizadas por professores e alunos”, concluiu Vallila.

Na semana passada, a instituição divulgou uma nota afirmando que a administração superior já iniciou o diálogo com o MEC.

Protesto seguiu até a Bola do Coroado. Foto: Lyandra Peres
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes