Ir para o conteúdo

Alunos da rede municipal iniciam ano letivo 2021 com atividades remotas

O ano letivo da rede municipal de ensino iniciou nesta quinta-feira, 18/2, por meio do “Aula em Casa”, uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por determinação do prefeito David Almeida, e o Governo do Amazonas. O projeto faz parte da ação de prevenção e controle para evitar a disseminação do novo coronavírus na capital amazonense. As atividades, transmitidas pela TV aberta e pela internet, irão atender mais de 650 mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Estado de Educação e Desporto (Seduc).

A intenção é envolver estudantes, professores e pais ou responsáveis em um trabalho em conjunto para dar continuidade ao fluxo de aprendizagem com qualidade, sem qualquer exposição à Covid-19. O “Aula em Casa” disponibilizará atividades pedagógicas programadas para o ano letivo de 2021. O conteúdo curricular foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade da educação básica.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltou a importância de iniciar o ano letivo, mesmo que de forma remota, buscando eficiência e qualidade na transmissão das aulas e na recepção.

“Contamos com essa parceria com a Seduc e, por determinação do prefeito David Almeida, estamos também desenvolvendo algumas ações no sentido de fazermos com que cada um dos alunos, este ano teremos mais de 250 mil matriculados na nossa rede, fique conectado. Vamos, obviamente, avançar cada vez mais no sentido de buscarmos tecnologias mais eficientes e modernas para transformar a aula de uma simples conversa do professor com o aluno, em uma interatividade entre ambos”, disse o secretário.

Para auxiliar os alunos com dificuldades de acompanhar as aulas on-line, seja pela falta de aparelho de televisão ou pela falta de internet, todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão um caderno de apoio.

“Esse caderno é um material complementar e de reforço para que nenhum aluno deixe de ter acesso ao conteúdo disponibilizado no “Aula em Casa”. Este ano, mesmo o aluno sem televisão ou internet, não perderá nenhum assunto, porque poderá acompanhar tudo por meio desse material físico. O caderno será entregue aos estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, declarou Mônica Lobato, assessora do Departamento de Gestão Educacional (DEGE) da Semed.

Transmissão

A transmissão das aulas será pelo YouTube (https://bit.ly/3qu3E6h) e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.2 para educação infantil ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º); e no canal 2.3, para o fundamental – anos finais (6º ao 9º) e EJA). Além disso, os alunos também poderão acessar a plataforma Saber+ (https://www.sabermais.am.gov.br/) e o aplicativo “Aula em Casa”, disponível no Google Play e no App Store.

Para acessar os canais 2.2 e 2.3 da TV Encontro das Águas, os pais terão que realizar uma atualização nos canais abertos do aparelho de televisão.

Cronograma

- 7h40 – educação infantil (Vamos Brincar!)

- 8h – 1º ano do ensino fundamental

- 8h40 – 2º ano do ensino fundamental

- 9h20 – 3º ano do ensino fundamental

- 10h – 4º ano do ensino fundamental

- 10h40 – 5º ano do ensino fundamental

- 8h – 6º ano do ensino fundamental

- 9h – 7º ano do ensino fundamental

- 10h – 8º ano do ensino fundamental

- 11h – 9º ano do ensino fundamental

Acompanhamento

Para acompanhar os alunos de cada turma, os professores terão um novo recurso disponível, o Google Classroom, que dará suporte na organização das turmas e das aulas, facilitando o compartilhamento de materiais complementares.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes