BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Altar da Catedral Metropolitana de Manaus ‘ao pó retornou’



Em plena sexta-feira da Paixão, os fiéis que foram à Catedral Metropolitana de Manaus - Nossa Senhora da Conceição, nas primeiras horas da manhã foram surpreendidos com  uma pergunta que circulava como um rastilho -  aonde foi parar o altar benzido pelo papa João Paulo II, quando de sua visita a Manaus? O altar que foi retirado sem explicações por parte da administração da igreja, segue o estilo arquitetônico altar mor  que  foi esculpido em mármore, pelo artista francês Joseph Gaune, em 1874.

A súbita substituição por um altar mais simples foi autorizada pelo padre Hudson Ribeiro, sob a alegação de que o histórico altar encobria a imagem da Nossa Senhora da Conceição e dos próprios religiosos quando, na cerimônia, estavam sentados, versão que seria impossível em virtude da altura da mesa.

A retirada do histórico altar, que  tem placa em mármore com a data em que João de Deus rezou missa, dia 10/07/1980, deixou os próprios funcionários da Catedral indignados.

Altar novo, bem mais simples

— Foi um pouco de ego, o altar não encobria nada. Era um patrimônio histórico, além de histórico e clássico- disse um deles que prefere não se identificar.

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o pesado altar, todo em mármore, foi cortado na maquita. Conhecida como Matriz, a catedral localiza-se na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Manaus, capital do estado do Amazonas, há mais de dois séculos.

A nota da Igreja Católica

Foi mantida na sua totalidade a pedra original (mármore) abençoado por São João Paulo II, ou seja, a parte superior da mesa. A pedra foi embutida na madeira, sem nenhum dano.

O novo altar foi projetado por um arquiteto após consulta de especialistas em liturgia quanto ao material e espaço litúrgico.

Com o novo altar será possível mais movimentação no presbitério nas grandes celebrações, visibilidade do presbitério para a nave (e vice-versa) e possibilidade de realização de concertos sacros e religiosos (coro e orquestra).

O Pároco consultou anteriormente o IPHAN antes da realização da mudança do altar.

Pe. Hudson Ribeiro (Pároco da Catedral)

Mário Adolfo

Mário Adolfo

Jornalista formado pela UA, com mais de 40 anos de experiência. Dois prêmios Esso e criador do personagem Curumim, o Último herói da Amazônia.