Ir para o conteúdo

Altar da Catedral Metropolitana de Manaus ‘ao pó retornou’

Em plena sexta-feira da Paixão, os fiéis que foram à Catedral Metropolitana de Manaus - Nossa Senhora da Conceição, nas primeiras horas da manhã foram surpreendidos com  uma pergunta que circulava como um rastilho -  aonde foi parar o altar benzido pelo papa João Paulo II, quando de sua visita a Manaus? O altar que foi retirado sem explicações por parte da administração da igreja, segue o estilo arquitetônico altar mor  que  foi esculpido em mármore, pelo artista francês Joseph Gaune, em 1874.

A súbita substituição por um altar mais simples foi autorizada pelo padre Hudson Ribeiro, sob a alegação de que o histórico altar encobria a imagem da Nossa Senhora da Conceição e dos próprios religiosos quando, na cerimônia, estavam sentados, versão que seria impossível em virtude da altura da mesa.

A retirada do histórico altar, que  tem placa em mármore com a data em que João de Deus rezou missa, dia 10/07/1980, deixou os próprios funcionários da Catedral indignados.

Altar novo, bem mais simples

— Foi um pouco de ego, o altar não encobria nada. Era um patrimônio histórico, além de histórico e clássico- disse um deles que prefere não se identificar.

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o pesado altar, todo em mármore, foi cortado na maquita. Conhecida como Matriz, a catedral localiza-se na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Manaus, capital do estado do Amazonas, há mais de dois séculos.

A nota da Igreja Católica

Foi mantida na sua totalidade a pedra original (mármore) abençoado por São João Paulo II, ou seja, a parte superior da mesa. A pedra foi embutida na madeira, sem nenhum dano.

O novo altar foi projetado por um arquiteto após consulta de especialistas em liturgia quanto ao material e espaço litúrgico.

Com o novo altar será possível mais movimentação no presbitério nas grandes celebrações, visibilidade do presbitério para a nave (e vice-versa) e possibilidade de realização de concertos sacros e religiosos (coro e orquestra).

O Pároco consultou anteriormente o IPHAN antes da realização da mudança do altar.

Pe. Hudson Ribeiro (Pároco da Catedral)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes