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Alimentos para incluir no café da manhã

Todos nós sabemos que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, não é verdade? Apesar disso, muitos de nós ainda nos alimentamos mal durante esta fase do dia, sem dar a devida prioridade para esta refeição que realmente é capaz de nos dar mais energia e disposição.

Colocar alimentos nutritivos neste momento do dia é uma excelente forma de evitar o ganho de peso, aumentar o metabolismo, cuidar da pele e da saúde de uma forma geral, uma vez que ao longo do dia nem sempre temos a opção de nos alimentarmos corretamente.

O ideal é que você faça as mudanças de maneira gradual, incluindo alimentos funcionais e retirando aquelas opções que certamente não são saudáveis e podem estar acabando com o seu rendimento durante o dia.

Abaixo, falaremos mais quais são as opções para transformar seu bem-estar, sua energia e sua estética ao longo do tempo. Pronta? Vamos em frente!

1. Aveia

Pela manhã é muito comum comermos carboidrato. As pessoas normalmente optam pelo pão branco com manteiga, café com açúcar e várias outras opções semelhantes para dar aquela energia logo pela manhã.

O problema é que os carboidratos simples — como açúcares, pães e massas brancas — não são capazes de nos alimentar por muito tempo. Eles também são responsáveis por um pico de insulina e pela recorrente falta de energia, que muitos costumam sentir logo na metade do período matinal.

O ideal é trocar para os carboidratos complexos como a aveia, que possui lenta digestão, inúmeros benefícios para o sistema digestivo e é uma das melhores fontes de energia. Ela também é repleta de fibras e, além de tudo isso, é ótima para induzir o emagrecimento.

Não gosta de aveia? Coloque pão integral ou a granola diet (evite aquelas opções repletas de açúcar, chocolates e outras guloseimas).

2. Ovos

Nos Estados Unidos, ovos pela manhã é praticamente a mesma coisa que o nosso famoso pão na chapa. Apesar de parecer esquisito no início, saiba que os ovos são repletos de nutrientes essenciais para nossa qualidade de vida.

Inclusive, alguns estudos ressaltam que ele é o segundo alimento mais rico do mundo, o que certamente faz com que ele seja uma opção incrível. 

O ovo também apresenta colina — um nutriente essencial para o funcionamento e desenvolvimento cerebral —, e bastante proteína, que também ajuda na saciedade e na sua qualidade física geral.

O ideal é optar por ovo cozido ou estalado. Não utilize nenhum óleo. Uma dica interessante é fazer um ovo mexido e colocá-lo no pão integral, fazendo um sanduíche funcional e bem rápido.

Outras ideias envolvem uma omelete bem temperada e com alguns legumes. O ovo é um alimento extraordinário que inclusive pode ajudar em muitos tratamentos de enfermidades crônicas.

3. Abacate

O abacate é uma das frutas queridinhas do momento. A principal razão para isso são as descobertas “recentes” que afirmam que este alimento apresenta boas quantidades de ômega 3 e outros ácidos graxos essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Ele também apresenta baixo índice glicêmico e é uma excelente forma de começar o dia com bastante energia. As gorduras, diferente do que muitas pessoas imaginam, são essenciais para nosso corpo. Elas ajudam a sintetizar hormônios e inúmeras estruturas que são vitais para nossa vida.

O abacate também promove desintoxicação e é uma excelente alternativa para um desjejum funcional.

Para quem tem dúvidas sobre como ingerir a fruta, uma ideia interessante é juntá-la com o ovo em um sanduíche ou em uma torrada integral. As alternativas são inúmeras e certamente não faltam maneiras para comer este delicioso fruto.

Um fato interessante é que o abacate é até mesmo recomendado após uma cirurgia plástica, por conta dos seus inúmeros benefícios na pele e na cicatrização. 

4. Manteiga de Amendoim

A manteiga de amendoim é outro alimento extremamente famoso nos Estados Unidos e que recentemente está tendo seu “estrelato” nas casas brasileiras. Diferente do que muitas pessoas pensam, esta manteiga é riquíssima em gorduras saudáveis e uma poderosa arma para afastar as doenças cardíacas e a temida diabetes.

Quem come pela primeira vez também relata uma maior saciedade ao longo do dia, o que certamente é um benefício enorme para quem não quer sentir fome ou se preocupar com alimentação durante uma rotina completamente atarefada.

A única recomendação é a moderação. Diferente das outras opções, a manteiga de amendoim pode ser bem calórica, o que pode ser péssimo para quem busca manter o peso ou emagrecer.

Porém, uma colher ou outra não fará tanta diferença — desde que você não utilize em conjunto a manteiga tradicional ou a margarina. O ideal é optar por somente uma destas alternativas.

No momento da compra, escolha pelos produtos naturais e orgânicos para evitar a adição de conservantes e de outras substâncias que são nocivas à saúde.

5. Iogurte Grego

E, para quem não tem tempo para cozinhar e busca simplesmente uma alternativa prática e eficiente, o Iogurte grego é uma excelente alternativa. Ele é rico em proteínas e cálcio, dois nutrientes que também são maravilhosos para saúde.

Opte sempre pelas versões diet e se possível inclua frutas como a banana, abacate, morango ou uva. A aveia também pode ser incluída, fazendo com que sua primeira refeição seja extremamente nutritiva e funcional.

Se você busca por uma dieta balanceada e eficaz para seu próprio organismo, recomendamos uma consulta com médico especialista e com um nutricionista capacitado. 

Desta forma, você coloca sua saúde em dia e não deixa de manter seu corpo repleto dos nutrientes mais importantes para seu bem-estar, qualidade de vida e beleza. Afinal, para conseguir o equilíbrio é preciso fazer as escolhas corretas no momento correto.

Gostou do conteúdo de hoje com os alimentos para incluir no café da manhã? Comente abaixo sua opinião sobre o assunto e até mesmo fale mais sobre sua própria alimentação matinal — nós adoraremos ouvir o que você tem a dizer!

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