Ir para o conteúdo

Alexandre de Moraes revoga decisão que censurou ‘Crusoé’ e ‘O Antagonista’

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes revogou nesta quinta-feira, 18/04, a determinação de retirar do ar a reportagem “O amigo do amigo de meu pai”, publicada na revista Crusoé e no site Antagonista. Eis a íntegra da decisão. Na segunda-feira, 15/04, o próprio ministro havia decidido pela censura aos veículos.

De acordo com os veículos, um e-mail de Marcelo Odebrecht se referia ao hoje ministro do Supremo Dias Toffoli como um “amigo do amigo de meu pai”. Em documento obtido pela Crusoé, o executivo responde a uma solicitação da Polícia Federal acerca de codinomes que aparecem em e-mails cujo teor ainda é objeto de investigação.

Na determinação, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o “documento sigiloso citado na matéria realmente existe” e, por isso, não caberia a “desnecessária manutenção” da censura.

Apesar disso, o ministro critica teor da reportagem. Diz que os autores “anteciparam o que seria feito pelo MPF do Paraná, em verdadeiro exercício de futurologia”. Afirma que o “documento sigiloso” foi “sendo irregularmente divulgado”.

A decisão foi tomada após críticas e acusações de censura aos veículos de comunicação e configura uma derrota ao presidente da Corte, Dias Toffoli.

Mais cedo, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, classificou a decisão de retirar as reportagens do ar como uma “mordaça”. O vice-presidente Hamilton Mourão também criticou o que chamou de “censura” aos veículos de imprensa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes