Ir para o conteúdo

Aleam prepara posse de Wilson Lima e Carlos Almeida

As providências para a cerimônia de posse do governador eleito do Estado Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do vice-governador, Carlos Almeida (PRTB), já foram tomadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que no dia 1º de janeiro de 2019 vai transferir a sede da Casa para o Teatro Amazonas. A sessão solene de posse ocorrerá a partir das 17h.

A transferência da sede do Poder Legislativo para o Teatro Amazonas foi aprovada pelos deputados na votação desta quinta-feira (20), por meio de Resolução Legislativa. Wilson Lima e Carlos Almeida serão empossados pelo presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSB).

A estimativa é que 700 pessoas, entre autoridades, convidados do governador eleito e do vice, além de familiares participem da sessão que os credenciará a governar o Amazonas nos próximos quatro anos. Ambos foram eleitos no 2º turno, na eleição do dia 28 de outubro de 2018.

Segundo a diretora de Cerimonial da Aleam, Isaura Dutra Lindoso, a programação está toda montada – convites foram enviados às autoridades, convidados e familiares. Também foi solicitado da ManausTrans o isolamento das ruas do entorno ao Teatro, além do suporte da Manaus Energia. “Todos os convites das autoridades, imprensa foram distribuídos e estão na fase de confirmação de presença”, frisou.

À Diretoria de Comunicação da Aleam, dirigida pelo jornalista Braz Silva, coube a responsabilidade de credenciar os meios de comunicação, que já estão pegando suas credenciais para acesso à área específica. A cerimônia consiste na posse do novo governador, revista à tropa e transmissão do cargo. O papel da Aleam consiste em dar posse ao novo governador e seu vice, que depois fazem a passagem de revista à tropa. Em seguida, o Poder Executivo faz a transmissão do cargo, quando o governador atual passa a faixa ao que está assumindo.

Roteiro

O roteiro montado pela organização do evento prevê a chegada do governador eleito, Wilson Lima, acompanhado da primeira-dama Taiana Lima. No Teatro, o casal será recebido pelo presidente da Assembleia, deputado David Almeida e esposa. Da mesma forma, o vice-presidente do Poder Legislativo, Abdala Fraxe (Podemos) receberá o vice-governador eleito, Carlos Almeida. Em seguida, Wilson Lima receberá os exórdios, honras prestadas por tropas militares posicionadas no hall do Teatro, até ser conduzido a uma sala reservada.

A mesa que dará posse ao governador e vice eleitos será composta por líderes e representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arquidiocese de Manaus, Exército, Marinha e Aeronáutica. A solenidade será aberta com a execução do hino nacional.

Durante a cerimônia, o governador e o vice farão o juramento de manter, defender e cumprir as Constituições estadual e federal e respeitar às leis do país. Encerrado o rito, Wilson Lima fará o primeiro discurso do novo mandato como governador do Amazonas. Em seguida, o presidente da Aleam declarará encerrada a solenidade de posse. Num segundo momento, ocorrerá a cerimônia de posição das faixas e, posteriormente, entrevista à imprensa.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes