Ir para o conteúdo
DestaquesINPAHomenagemAle

Aleam comemora os 65 anos de atuação do Inpa

Os 65 anos de fundação do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpa) foram comemorados na segunda-feira (12), em Sessão Especial solicitada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD). A cerimônia, realizada no plenário Ruy Aráujo, teve a presença da diretora do Inpa, Antônia Maria Ramos Franco Pereira, pesquisadores da instituição, autoridades dos governos estadual e municipal. O deputado federal José Ricardo (PT), representando a Câmara Federal, também participou do evento, além dos deputados estaduais Dermilson Chagas (PP) e Sinésio Campos (PT).

“O Inpa traz muitas emoções para todos os manauaras. Faço parte da geração de pessoas que, quando crianças, visitavam o Bosque da Ciência no Inpa. Quero parabenizar e desejar que o Inpa continua atingindo seu objetivo, que possa receber apoio não só do governo federal, mas também da iniciativa privada, para que possamos transformar a pesquisa em ganho para a sociedade, com a criação de trabalho para o povo do  Amazonas”, afirmou o presidente Josué Neto, em coletiva.

A diretora Antônia Maria leu um histórico da instituição, criada no governo Getúlio Vargas, e prestou informações do quadro atual durante o seu discurso. Segundo ela, desde a sua criação o Inpa teve 18 diretores e firmou parceria com pesquisadores de vários países como Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido. O Instituto recebe 120 mil visitantes anualmente e tem 2.600 mestres e doutores no seu quadro. Desde 1973, o Inpa tem cursos de pós-graduação e mais de 70% dos egressos permanecem na região.

Estiveram presentes na Sessão Especial o chefe do destacamento de infraestruturas da aeronáutica de Manaus, representando o brigadeiro do ar Maurício Carvalho Sampaio, Major engenheiro Felipe Santana Lopes, o secretário da Assembleia Geral da associação Comercial do Amazonas (ACA), Gaetano Antonaccio, a Cônsul Geral do Japão em Manaus, Senhora Hitomi Sekiguchi, o secretário municipal de Meio Ambiente e sustentabilidade (Semmas), representando o prefeito Arthur Neto, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, e o chefe de departamento de ação estratégica, representando a secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), André Luiz Willerding.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes