Ir para o conteúdo

José Aldo não é mais campeão peso-pena do UFC. Foi nocauteado por Max Holloway na noite deste sábado no Rio de Janeiro, frustrando a torcida que lotou a Arena da Barra à espera de uma vitória.

Assim como na luta contra McGregor, o amazonense voltou a cometer erros. Não soube conter o ímpeto do adversário, que era mais alto e, claro, optaria pela luta em pé. Faixa-preta de jiu-jítsu, Aldo poderia ter tentado derrubar o rival para barrar os ataques. Não o fez.

Aldo era o campeão e mesmo assim entrou no jogo da pancadaria no terceiro round, o que não era o ideal naquele momento. Em meio à briga de foice, sobrou um golpe desferido por Holloway, que levou Aldo à lona. Aí foi questão de tempo para acabar a luta.

O amazonense perdeu e precisa rever a carreira se quiser voltar a ser campeão. O MMA moderno está mais rápido do que nunca. Aldo tem que variar mais o estilo de luta no octógono. No UFC 212 abusou do boxe e teve poucas variações de muay thai. Pagou caro. Além do mais, ao fim do segundo round já estava ofegante.

O amazonense está na história do UFC e orgulha a todos nós, mas o sinal de alerta está piscando cada vez mais intensamente. Não está na hora de ter uma conversa definitiva com o treinador Dedé Pederneiras sobre os métodos? O tempo passa.

De qualquer forma, Aldo continua sendo um gigante. Respeito máximo ao Campeão do Povo.

O novo campeão

Por Mário Adolfo Filho, jornalista e fã de José Aldo desde quando ele ainda lutava no WEC

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes