Ir para o conteúdo

Adolescente com sintomas de raiva humana é operado em Manaus

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizou com sucesso um procedimento neurocirúrgico em um paciente de 14 anos, oriundo o município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) e que está internado na unidade de saúde com sintomas de raiva humana. Uma adolescente de 10 anos e um jovem de 17, irmãos dele, morreram com quadro de encefalite viral.

Segundo a FMT-HVD, o procedimento foi realizado neste fim de semana e teve o objetivo de medir e controlar a pressão intracraniana do paciente, que segue na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI). O quadro clínico do jovem ainda é considerado grave, porém estável.

Desde o último dia 2, o paciente está sendo submetido ao protocolo de Milwaukee, indicado pelo Ministério da Saúde (MS), com uso dos medicamentos Biopterina e Amantadina. A equipe da FMT-HVD recebe a assessoria clínica do Dr. Rodney Willoughby, de Milwaukee (EUA), referência internacional em Raiva Humana e criador do protocolo que está sendo seguido com o paciente.

O jovem é irmão de um adolescente de 17 anos e de uma menina de 10 anos que morreram em Manaus após serem atacados por morcegos na comunidade de Tapira, em Barcelos. Ambos foram diagnósticos com Raiva Humana. Ele deu entrada na FMT-HVD no dia 2 de dezembro com sintomas de febre e formigamento nas mãos.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão também vinculado à  Susam, em parceria com o MS e as secretarias municipais de Saúde de Barcelos e de Novo Airão, reforçaram as estratégias de vigilância nas comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini, no Amazonas, onde os irmãos foram mordidos por morcegos.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes