Ir para o conteúdo

Abrasel se reúne com governo para discutir futuro do setor de alimentação fora do lar

Nesta quinta, 04, a Abrasel no Amazonas participou de uma reunião com o governador Wilson Lima, com o objetivo de discutir demandas de flexibilização para a alimentação fora do lar. O setor completa dez meses de portas fechadas ou com funcionamento com restrições severas, não há nenhum tipo de recurso emergencial efetivo por parte dos Governos Municipal, Estadual e Federal, principalmente para folha de pagamento.

As empresas estão se preparando para uma grande onda de demissão com o fim das férias forçadas dos funcionários em janeiro, já esgotando seus recursos e capacidade de endividamento. O setor foi o que mais investiu para cumprir nos protocolos de segurança e até o momento não há relatos de contágio entre os colaboradores das empresas nos dias de funcionamento.

Mediante este cenário a Abrasel busca as seguintes flexibilizações:

  • Data segura para retorno das atividades em todas as modalidades de atendimento: Salão, Delivery, Coleta, Drive Thru;
  • Adequação das limitações dos protocolos para reduzir danos às empresas;
  • Dias de operação incluindo final de semana;
  • Horário com limitação mais branda;
  • Capacidade de público baseada no distanciamento das mesas;
  • Quantidade de músicos de acordo com capacidade do palco respeitando o distanciamento entre eles;
  • Adequação, ampliação e abastecimentos de EPI dos hospitais da rede pública da capital proporcional à população do estado do Amazonas inteiro;
  • Solicitação de um plano de vacinação mais abrangente diferenciado dos outros estados.

De acordo com o presidente da Associação, Fábio Cunha, “Estivemos na reunião para transmitir o sentimento da nossa categoria de alimentação fora do lar, já fomos solidários com a situação que acomete a nossa cidade.  Agora precisamos de um planejamento para a retomada das atividades e mediante a volta dos funcionários após as férias de janeiro, apresentamos um planejamento para o um retorno com segurança e esperamos uma resposta positiva por parte do governo, que ficou de responder até amanhã, dia 5, sexta”, declara Fábio.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes