Ir para o conteúdo

Associação Amazonense dos Municípios inicia série de capacitações virtuais para prefeitos e gestores

Com o compromisso de oferecer suporte necessário para ajudar os gestores municipais a terem acesso a recursos federais, a Associação Amazonense dos Municípios (AAM) realizou, nessa sexta-feira (16/04), curso de capacitação via aplicativo Zoom, que teve a participação de 70 pessoas, entre prefeitos e gestores em Educação do interior. É o primeiro de uma série de novos cursos que serão constantemente oferecidos por meio do ‘Programa AAM Capacita’.

O objetivo, segundo afirmou o presidente Jair Souto, foi apresentar as principais mudanças na nova lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para que todos possam ter acesso ao recurso.

“Como prefeito de Manaquiri, sei da importância da verba do Fundeb para ações de fortalecimento e valorização dos professores do interior. Nos reunimos pela primeira vez de forma virtual e fiquei muito feliz com a adesão dos participantes. Já temos previsão de realizar novos cursos e oficinas nesse formato, principalmente por conta desse período de pandemia que estamos vivendo”, explicou Jair.

O curso contou com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os palestrantes Mariza Abreu e Eduardo Stranz falaram dos principais pontos que mudaram na nova lei do Fundeb. Dentre eles, a necessidade de os municípios constituírem novos conselhos e da atenção que precisam ter quanto à prestação de contas em dia junto ao Ministério da Educação como também a necessidade de possuírem contas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Para o Assis Bentes, palestrante que abordou sobre Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb ( Cacs-Fundeb), foi uma ótima oportunidade de tirar dúvidas dos prefeitos e gestores, trabalho essencial para o fortalecimento dos municípios.

Jair Souto durante o evento
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes