Ir para o conteúdo

Causou polêmica a notícia de que o ex-prefeito da cidade de Nova Iorque (EUA), Rudolph Giuliani, foi contratado pelo governador Amazonino Mendes (PDT) para  elaborar um plano de segurança para o Amazonas. O governador pode até estar bem intencionado, mas, de fato, o que foi feito lá talvez não seja aplicável a Manaus. As leis são diferentes. Na terra do Tio Sam, até quem pula catraca de metrô vai preso. E até menos pega prisão perpétua dependendo do crime. No Brasil o, mesmo sendo pego em flagra roubando, qualquer um é solto em uma audiência de custódia. Mas vejamos o que o político americano diz:

— Nós enfatizamos muito o policiamento, mas ele deve ser acompanhado por condenações judiciais, muito frequentemente por encarceramento e também tem que envolver uma melhoria na comunidade. Assim diminuímos em 60% os crimes em NYC.

Ou seja, bandido lá não se cria. E por isso Giuliani deu certo.

Tem dinheiro?

Outro conselho do ex-prefeito de Nova York´:

— Você precisa investir dinheiro suficiente para garantir que os criminosos que estão ameaçando as pessoas sejam colocados na cadeia.

A pergunta é: O Amazonas tem dinheiro para investir e melhorar o sistema prisional?

Não foi milagre

Pela estrutura de nosso sistema de segurança, vejamos se o Amazonas será capaz de fazer, de saída, o que Rudolph Giuliani  fez: integrar três departamentos diferentes. Um para a cidade, um para o transporte e outro para a área residencial.

Não foi milagre 2

Aumentou o  número de policiais, montou uma estratégia de remoção dos crimes nas ruas, implantou um programa para retirar os traficantes das ruas e tinha um programa específico para violência doméstica, que acontece principalmente com as mulheres.

— Não foi um milagre, foi trabalho duro!

O povo quer saber

Onde estão os antigos aliados de José Melo (PROS), que não se cotizam para pagara fiança e tirar ex-governador e sua mulher Edilene da cadeia?

Preço da liberdade

O valor da fiança é de 200 salários mínimos para cada um. Isso totaliza a bagatela de R$ 381.600,00. Sem pagar a fiança, Melo e Edilene continuam presos.

Esquerda light

Engana-se quem pensar que Manuela D’Ávila (PCdoB) é “lulista” daquelas brabas, que vai pra rua engrossar as tropas de choque do ex-presidente.

Sem ídolos

Apesar de estar no palanque de Lula no dia de sua prisão e ser contra a “farsa jurídica” que derrubou Dilma Housseff do poder e colocou o petista na cadeia, Manu diz que não tem ídolos na política.

— Não tenho ídolos na política. Construí minha trajetória vinculada ao movimento social e ao movimento estudantil, que é minha origem.

Mulheres na luta

Para Manuela, houve muitos movimentos coletivos que me inspiram, mais do que pessoas.

— Sempre penso que existiram mulheres pioneiras na política, que lutaram lá atrás de forma coletiva pelo direito ao voto e pela libertação dos escravos, por exemplo.

El Vingador

O governador Amazonino Mendes marcou mesmo o prefeito do Município de Tabatinga, Saul Bermeguy. Ele diz que, como não o apoiou na última eleição, Amazonino deu o caso como traição e quem está penando é o povo município.

Te vira

“As ruas estão intrafegáveis por causa dos buracos. A licitação do asfaltamento já estava acertada. A empresa já estava na cidade toda mobilizada, mas o serviço foi cancelado pelo Governo do Amazonas”, denuncia.

 

EM ALTA 

O leilão de objetos de Renato Russo, que rendeu R$ 70 mil ao Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. O evento beneficente colocou à venda mais de 200 objetos entre roupas, móveis, LPs, livros e itens de decoração, mesmo com a disputa pelos bens entre familiares do cantor.

EM BAIXA

As empresas de transportes de cargas que continuam ignorando o Decreto 04/2009, da Prefeitura de Manaus, que proibiu  as operações de cargas e descargas entre as 6h e 22h e atrapalhando o trânsito na hora do rush.  Mas em Manaus, parece que lei é para ser desobedecida.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes