Ir para o conteúdo

TV Cultura recebe equipamentos para transmitir o sinal digital

A TV Cultura do Amazonas recebeu nesta segunda-feira (07/05), a segunda parte dos equipamentos para a digitalização da emissora. Até o dia 30 de maio o sinal analógico será desligado e substituído pelo digital. No carregamento que desembargou estavam, entre outros materiais, antenas e cabos de transmissão.

Os técnicos da emissora iniciarão a montagem na próxima quarta-feira (09/05). Segundo o diretor técnico da emissora, engenheiro Henrique Camargo, embora ainda faltem chegar alguns equipamentos, a emissora vai cumprir o prazo, e apesar do tempo exíguo, até o fim deste mês estará no ar com o sinal em alta definição.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou um calendário estabelecendo datas dentro de uma programação para que as empresas de adequassem e fizessem a conversão do sinal de transmissão de analógico para digital. No caso de Manaus, a Anatel estabeleceu o prazo final para 30 deste mês. Além da capital, a Agência determinou o desligamento do sinal analógico para as cidades de Iranduba e Careiro da Várzea, respectivamente, a 27 e 25 quilômetros de Manaus.

Após esta etapa de instalação dos equipamentos, a TV Cultura passará a transmitir imagem com qualidade e som digital. Os programas ‘ao vivo’ passarão a contar com mochilink, um equipamento que permitirá ao jornalismo, fazer entradas ao vivo, em seus telejornais, e com isso, dar mais agilidade no repasse de notícias à população.

A diretora-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas, jornalista Celes Borges, falou do compromisso que a emissora tem com a população em levar Para ela uma programação de qualidade, educativa e cultural. Este trabalho mostra o compromisso do Governo do Amazonas em manter a TV no ar, explicou.

“Eu fui funcionária da TV Cultura na década de 70, que foi a minha escola. Voltei na década de 90, criei o núcleo de produção e modernizei a TV na época com equipamentos e caminhão de transmissão, realizando transmissões de todos os festivais folclóricos do Estado. Em 2017 retornei mais uma vez com a missão árdua de digitalizar o canal em um curto espaço de tempo, obedecendo assim a normativa do Governo Federal, que hoje se torna realidade graças ao empenho do covernador Amazonino Mendes”, disse Celes Borges.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes