Ir para o conteúdo

Dentro de dez dias o tráfego de veículos pela avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, deverá ser liberado. As obras de reconstrução da ponte local estão em sua última etapa, e nesta segunda-feira, 4/12, à noite, as equipes de obra realizaram a construção do novo tabuleiro (pista de rolamento). Com mais de 100 metros cúbicos de concreto, a nova ponte também contará com um jardim para efeito decorativo e barreira guarda-rodas protegendo os pedestres que passarem pelo espaço.

O diretor do Departamento de Manutenção e Serviços Básicos da Secretaria municipal de Infraestrutura (Seminf) destaca que agora é só aguardar o tempo de cura do concreto. “Tudo depende agora do tempo de cura da ponte. Enquanto o concreto está curando a secretaria finaliza a calçada, meio-fio, asfaltamento, paisagismo e o encabeçamento, que é a ligação da avenida com a ponte”, explica.

A obra, a princípio, seria feita por partes, mas devido o grande estado de deterioração que o lugar se encontrava, houve a necessidade de interromper completamente o trânsito na área. Dentro do processo de construção da ponte, desde quando ela foi demolida, já foram feitas a implantação da cortina de concreto para a construção das 40 estacas-raiz que dão suporte ao novo tabuleiro. Além das duas passarelas para pedestres de 2,5 metros, ao todo a ponte tem mais de 400 metros cúbicos de concreto.

A nova ponte está revestida de concreto e poderá suportar um fluxo maior de veículos, com o passar dos anos, à medida que a cidade for crescendo

Para o tráfego de três mil veículos por hora, a ponte suporta todo tipo de veículos de grande porte como caminhões, carretas, ônibus articulados, entre outros. A nova ponte está revestida de concreto e poderá suportar um fluxo maior de veículos, com o passar dos anos, à medida que a cidade for crescendo.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf também está finalizando a alça viária que facilitará, e trará mais segurança, aqueles que desejam fazer o retorno na avenida. A obra já teve a imprimação do solo, aplicação do meio-fio, sarjeta e a massa asfáltica. Foram usados 160 metros cúbicos de concretos nas duas alças de retorno.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes