Ir para o conteúdo

SSP lança aplicativo para combater assaltos a ônibus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou, na quinta-feira (05/04), o aplicativo “Aviso Polícia” para acionamento emergencial em casos de assaltos a ônibus. Em ocorrências dentro de coletivos ou rotas, a população poderá informar a polícia, imediatamente, por meio do aplicativo em um smartphone, com o rastreamento imediato do aparelho.

O aplicativo irá contribuir com o atendimento do 190 e estará em funcionamento em todas as zonas geográficas de Manaus. Por meio do aplicativo, controladores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) monitorarão, em tempo real, as ocorrências realizadas pelo aplicativo como, por exemplo, o tempo de atendimento.

O objetivo é facilitar o atendimento à população durante ocorrências policiais, além de garantir à SSP um maior conhecimento sobre as ações policiais.

Para utilizar a tecnologia a população deve baixar o aplicativo no seu smartphone que já está disponível na Google Play com o nome “Aviso Polícia”. Inicialmente apenas celulares com o sistema Android poderão utilizar a ferramenta, mas, posteriormente, também estará disponível para aparelhos com o sistema iOS.

Cadastro – Após baixar o aplicativo, o usuário realiza um cadastro prévio com nome, telefone, e-mail e endereço. Efetuado o cadastro, a população poderá acionar a polícia em caso de ocorrências policiais. A SSP-AM ressalta que, durante a ocorrência, o celular do usuário será monitorado para contribuir com o atendimento, mas após a finalização do atendimento o monitoramento será encerrado. O aparelho será rastreado via GPS.

Atendimento – A ocorrência solicitada pelo “Aviso Polícia” chegará a base de informações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As viaturas da região da ocorrência também receberão o informe e serão direcionadas para o atendimento imediato. O controle do atendimento é feito diretamente no CICC, onde os atendentes poderão auxiliar a viatura em campo a chegar até o ponto da ocorrência, caso haja alguma dificuldade.

Os controladores são os mesmos que trabalham no atendimento do 190. Da tela de controle do CICC, será possível acompanhar tanto o ponto onde o socorro foi solicitado quanto o deslocamento da viatura, em tempo real, até o lugar.

*

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes