Ir para o conteúdo

Protesto de professores por reajuste salarial para o trânsito no Coroado

Professores da rede estadual de educação, do núcleo do Coroado, pararam o trânsito na manhã desta quarta-feira, 21, na Avenida Cosme Ferreira para exigir o reajusta salarial de 35%.

Fazendo muito barulho com apitos, os manifestantes começaram a marchar pela rua por volta das 9h, exibindo faixas de protestos e gritando palavras de ordem como “Governador, respeite o professor!”

De acordo com Antônio Joel Marinho de Sousa, o movimento não se tratava de  nenhuma entidade político-partidário e muito menos de ligado a movimento de  classe. Mas sim de professores, sem rótulos ou vínculos sindicais, apenas preocupados com as perdas salariais.

— Na verdade, o reajuste é de 30%. Os 5% de aumento real, para cobrir o que os quatros anos que nossos salários não ajustados –, disse o professor.

Depois de muita pressão, com atos de protestos pipocando em diversas escolas, o Governo do Amazonas anunciou, no dia 15 de março, uma  proposta de reajuste de 4,57%. O anúncio do pagamento da data base, outra reivindicação dos professores,  foi feito pelo próprio governador Amazonino Mendes (PDT), mas apenas o referente  ao ano de 2017. Os servidores da educação fincaram pé e exigem um reajuste de 35%.

A passeata da Avenida Cosme Ferreira seguiu a extensa pista até o bairro do Aleixo. A cada faixa de segurança e semáforo, eles paravam e se viravam para a frente dos carros. Algumas vezes cantando a música que virou hino de todas as torcidas de clubes brasileiros: “Eu sou professor/ com muito orgulho/com muito amor”.

O sol estava causticante, mas ninguém arregou. Alguns moradores do Coroado e comerciantes apareciam em suas janelas e portas de lojas para aplaudir o gesto de resistência pacífica.

VEJA AS IMAGENS DA MANIFESTAÇÃO:

*

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes