Ir para o conteúdo

Programa Bolsa Pós-Graduação: conheça os critérios para concorrer e inscreva-se

O Bolsa Pós-Graduação é um programa que visa atender estudantes de baixa renda por meio da concessão de benefícios integrais (100%) e parciais (75% e 50%) em cursos de especialização lato sensu na modalidade de ensino presencial. Este ano, o programa irá oferecer 10.490 bolsas, sendo 566 destinadas a Pessoas com Deficiência (PCDs). Ao todo, serão 182 cursos distribuídos em sete instituições de ensino superior.

O Bolsa Pós-Graduação surgiu para atender aos estudantes que, comprovadamente, não tenham condições de custear seus estudos em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e estabelecidas em Manaus.

As inscrições estarão abertas de 23 de maio a 5 de junho. Para concorrer ao benefício, é preciso atender aos critérios estabelecidos pelo programa.

Candidatos

Quais são os critérios para concorrer a um benefício?

  • Ser estudante brasileiro nato ou naturalizado
  • Possuir renda familiar bruta não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 2.385)
  • Ser residente na cidade de Manaus
  • Ser graduado
  • Não possuir curso de especialização
  • Firmar compromisso de participar das atividades, programas e projetos executados pela Prefeitura Municipal de Manaus

Inscrição

Como posso me inscrever?

Acesse o Portal do Candidato em portalespi.manaus.am.gov.br/bolsaposgraduacao, faça o cadastro e realize a inscrição informando os dados solicitados. É importante que o candidato utilize, para o cadastro e a inscrição, seus próprios dados (principalmente e-mail) e não de terceiros, para não haver problemas na comunicação entre o candidato e o programa.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet.

Após realizar a inscrição, o que preciso fazer?

Confirmada sua inscrição, você já é um candidato. Basta aguardar o resultado da primeira chamada.

Como posso saber se fui classificado ou não?

Acesse o Portal do Candidato e verifique o status de sua inscrição. A divulgação do resultado preliminar ocorrerá no dia 8 de junho. Os recursos deverão ser apresentados no período de 11 a 13 de junho.

Fui classificado. Como devo proceder?

Se você foi classificado, confira no edital os prazos determinados para entregar os documentos comprobatórios e, assim, assegurar sua bolsa. A entrega da documentação deverá ser feita de 26 a 29 de junho na sede da Espi, Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

Já a fase seguinte será a do processo de reordenamento das vagas, de 3 a 5 de julho, com a divulgação do resultado no dia 9 de julho. A entrega da documentação para os classificados no reordenamento será no período de 17 a 19 de julho.

A divulgação do resultado final está prevista para 20 de julho.

Fiquei como ‘reserva’. O que isso significa?

Se você ficou nessa situação, é porque o número de inscritos no programa superou o de vagas. E os reservistas são aqueles que, embora estejam dentro dos critérios para participar do programa, não foram contemplados de imediato por falta de vagas no curso de sua opção.

Se fiquei como ‘reserva’, ainda tenho chance de ser contemplado?

Sim. Quando o sistema coloca o candidato como reserva na primeira chamada, ele deve aguardar uma eventual segunda chamada, e assim sucessivamente.

Bolsistas

Qual o tempo de duração da minha bolsa?

Sua bolsa corresponde ao tempo de duração do curso.

Caso precise trancar minha matrícula, o que devo fazer?

Dirija-se à sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no setor de Atendimento ao Bolsista, para solicitar, imediatamente, a suspensão da bolsa e trancar sua matrícula na faculdade. Fique atento, pois a suspensão da bolsa só poderá ser solicitada no primeiro bimestre de cada período letivo. Apenas em casos excepcionais, previstos na legislação, serão aceitos pedidos de suspensão fora desse prazo.

Contrapartida

Sou obrigado a cumprir a contrapartida?

Sim, qualquer bolsista pode ser convocado para participar das atividades do Programa (palestras e apoio a outros órgãos municipais). O não comparecimento às atividades e convocações de contrapartida poderá levar ao desligamento do programa.

Para mais informações, acesse: portalespi.manaus.am.gov.br/bolsaposgraduacao

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes