Ir para o conteúdo

Musical do Curumim no Festival de Ópera acontece neste final de semana gratuitamente

Entrada é gratuita e apresentação acontece nos dias 13 (sábado), 14 (domingo) e 28 de maio, às 19h

Artistas reunidos 

Criado pelo jornalista e cartunista Mário Adolfo, em 1983, o personagem Curumim, “o último herói da Amazônia”, ultrapassa as páginas dos quadrinhos para estrear no 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO). O texto do musical infantil foi escrito pelo próprio jornalista, que também compôs as músicas em parceria com o compositor Zeca Torres.

Com o título “Curumim, o Último Herói da Amazônia em Busca da Flor da Vida”, o musical conta a história de Markinho, um garoto solitário que entra em um sono profundo por conta da triste realidade em que vive. Para salvá-lo, o papagaio Lourival resolve ajudar e voa para a floresta Amazônica em busca do Curumim, que conhece uma planta medicinal chamada “Flor da Vida”, que tem o poder de trazer as pessoas de volta à vida.

O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

O espetáculo será encenado pela companhia de teatro Metamorfose, com direção cênica de Socorro Andrade. Segundo a diretora, levar uma proposta de apresentação para o público infanto-juvenil, dentro do festival de ópera, é muito significativo, pois estreita ainda mais o laço com a população, que precisa absorver essa arte.

Cartaz do musical em cartaz

"É muito importante fazer parte desse momento, com este tema. Com tantos problemas que tem na Amazônia, com os Yanomamis sofrendo também com a poluição dos rios, se torna relevante levar esse debate de forma lúdica e educativa para o público", afirma Socorro.

Para o pequeno Rhuan Gabriel, que será o personagem Curumim, a expectativa é que o público tanto adulto quanto infantil ame e entenda o que o espetáculo quer transmitir. "Interpretar o Curumim está sendo  um desafio. Vou ter que usar peruca e transmitir a mensagem que o indiozinho quer passar, que é mais amor entre a família e o cuidado com a floresta", conclui Rhuan, que aos 11 anos já coleciona grandes personagens no teatro musical.

O espetáculo terá o acompanhamento da Orquestra de Violões do Amazonas, sob a regência do maestro David Nunes, e também contará com a participação do Coral Infantil e do Liceu de Artes Cláudio Santoro. A obra entra em cartaz nos dias 13, 14 e 28 de maio no Teatro da Instalação, no Centro, com entrada gratuita.

O texto original da montagem foi escrito em abril de 1991, isto é, há 22 anos. Seria apresentado em 2020, quando Mário e Zeca Torres concluíram as músicas - mas o sonho foi interrompido pela pandemia da Covid-19. "Valeu a pena esperar, acabamos entrando no Festival de Ópera a convite do secretário de Cultura, Marcos Apolo. É um feito nunca imaginado por mim", comenta Mário Adolfo.

O Festival Amazonas de Ópera apresenta grandes e inéditas montagens, que é o caso de “Curumim,  Último Herói da Amazônia em Busca da Flor da Vida”, em sua vigésima quinta edição. O secretário Marcos Apolo Muniz ressalta a importância de levar espetáculos para todos os públicos, "É de suma importância que a população tenha acesso também a musicais, além do universo lírico. É um incentivo cultural. Além de emocionar, os espetáculos transmitem mensagens muito importantes", conclui o titular da pasta.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes