Ir para o conteúdo

Mateus Assayag - Bi Garcia já tem candidato à sucessão em Parintins

“Parintins precisa de um prefeito que seja um misto de técnico e político”, diz o engenheiro, que hoje é vereador na Ilha.

Na imagem, Mateus e Bi Garcia - Foto: Ascom/MA
Na imagem, Mateus e Bi Garcia - Foto: Ascom/MA

O engenheiro Mateus Assayag cresceu e vive até hoje na ilha de Parintins vendo o rio Amazonas deslizar sereno, mas imponente, e ouvindo as toadas dos bois bumbás Caprichoso e Garantido, além das lendas e mitos da floresta que os pescadores contavam em rodadas de conversas intermináveis.  Filho da arquiteta Graça e do arquiteto Simão Assayag – filho de uma família tradicional do município, e conhecido como “o cabeça”, que sempre pensou o Caprichoso, Mateus chegou à ilha aos 5 anos, depois que o pai, que residia em Manaus, se envolveu numa discussão de trânsito e se perguntou:

— Epa! O que eu estou fazendo da minha vida?

E se  mudou de mala e cuia para a cidade natal, onde vive até hoje numa casa paradisíaca às margens do lago do Macurany.

Mateus foi criado ali e só deixou a velha tupinambarana para cursar engenharia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mas assim que se formou, arrumou a mochila e retornou para a “ilha da fantasia”.

Entrou na política em 2008, quando se elegeu vereador pela primeira vez, sendo reeleito para quatro mandatos seguidos (2009-2012 / 2013-2016 / 2017-2020 / 2021-2024). Também exerceu o cargo de secretário municipal de obras

Agora, aos 43 anos, vislumbra possibilidade de vir a se tornar prefeito de Parintins, depois de quatro mandatos de vereador, onde chegou a ser presidente da Câmara. Carrega na bagagem o sentimento do dever cumprido ao levar o parlamento de Parintins ao topo do Ranking de Transparência dos Tribunais de Contas.

Para vencer o novo desafio, Assayag vai contar com um trunfo importante, além de sua trajetória de vida: o apoio político do prefeito Bi Garcia, que é o prefeito mais bem avaliado de Parintins - com 78% de aprovação, segundo as últimas pesquisas.

— É um homem experimentado, que está preparado, bom administrador e sem dúvida nenhuma vai fazer propostas importantes para o povo de Parintins avaliar, revelou Bi Garcia, antes do lançamento da pré-candidatura de Mateus.

Administrar Parintins não será uma tarefa fácil. Com uma população de 96.372, segundo apontou o Censo 2023 do IBGE, o município é considerado o mais importante município do estado do Amazonas. Sem contar que a ilha está no foco da mídia do país, com a participação de Isabelle, a cunhã-poranga do Garantido no BBB 23; o Carnailha, que desponta como um dos promissores carnavais brasileiros e uma economia ligada à festa do boi bumbá, hoje o mais diferente e importante festival folclórico do País.

E é claro que Garantido e Caprichoso exercem, também, uma forte influência na política. Afinal, como diz um velho ditado da selva, “o boi não elege ninguém, mas derrota!”.
Parceria com Bo Garcia

Confira a entrevista:

Márioadolfo.com –  O senhor desponta como o possível pré-candidato do prefeito Bi Garcia (PSD) à sucessão na prefeitura de Parintins. Como o senhor encara essa missão que o destino coloca em seu caminho?

Mateus Assayag – Estou no 4º mandato de Vereador, e ao longo desse tempo também exerci o cargo de secretário municipal de obras por 3 vezes. E encaro a missão de pré-candidato a Prefeito de Parintins com muita serenidade, mas sobretudo com muita responsabilidade e compromisso com a cidade e com nossa gente.

MA.com – O que teria levado o senhor a alcançar essa possibilidade de pré-candidato?

Mateus – É uma construção de muitas mãos. Ninguém faz ou consegue nada sozinho. E ao longo do tempo viemos dialogando com os parceiros e lideranças, vivendo o cotidiano da cidade e da zona rural e também acumulando aprendizado e experiência para estar pronto para o momento.

MA.com – Teria sido o trabalho que desenvolveu na secretaria?

Mateus –  A Secretaria de Obras, sem dúvidas, foi uma grande escola onde iniciei o aprendizado da gestão pública, e onde tive a oportunidade de tocar grandes projetos do município. Com certeza contribuiu bastante para chegar a esse momento. Mas outra grande escola também foi exercer a Presidência da Câmara de Parintins no biênio 2021-2022, onde pude gerir o Poder Legislativo e alcançar grandes conquistas e principalmente levar a Câmara de Parintins ao topo do Ranking de Transparência dos Tribunais de Contas. Com certeza esse é um dos grandes legados para o Poder Legislativo Parintinense.

Mateus é incentivador da cultura do boi bumbá

MA.com – O senhor é o candidato do prefeito Bi Garcia?

Mateus – O Bi tem sido um grande amigo, parceiro e orientador ao longo dos anos. E tenho, sim, a felicidade de poder contar com este apoio na caminhada.

MA.com – Com uma administração que tem uma aprovação entre o “bom” e o “ótimo”, o senhor acredita que ele pode ser o grande influenciador de sua campanha e transferir votos?

Mateus – Sem dúvidas o Bi é um transferidor de votos e isso se deve principalmente ao trabalho positivo que ele vem desenvolvendo no Município nos seus mandatos. E as pessoas reconhecem sua dedicação e os avanços que Parintins vem tendo ano após ano.

MA.com – Uma prefeitura de um município do interior precisa mais de um técnico ou de um político?

Mateus – Parintins é a maior e mais importante cidade do interior do Estado do Amazonas, e precisa ter um misto de técnico e político para caminhar. Nesse caso você não pode ser nem tão rígido como um técnico e nem tão flexível como um político. É preciso ter um meio termo para as coisas acontecerem na cidade sem prejudicar a máquina pública.

Em visita às comunidades de Parintins
Em visita às comunidades de Parintins

MA.com – O senhor se considera um nome popular entre as camadas mais necessitadas ou vai ter que aprender a falar a língua dos que, realmente, mais necessitam de governo?

Mateus – Disputei quatro eleições e me elegi em todas elas, e sempre estive entre os mais votados dos pleitos com votos na zona urbana e na zona rural. Mas cada eleição tem uma história diferente. E a todo momento estamos aprendendo alguma coisa. Essa eleição é diferente de todas e vamos ter que aprender várias línguas, além de ter que aperfeiçoar as que já sabemos. (risos).

MA.com – Como o senhor assimila essa possibilidade de vir se tornar prefeito de Parintins? Alguma vez isso passou por sua cabeça?

Mateus –  Pra mim seria uma grande honra poder servir e contribuir com minha cidade, e ao longo dos anos na vida pública e com quatro mandatos de vereador, presidência da Câmara e três passagens por uma das maiores pastas da administração municipal que é a Secretaria de Obras, a gente vai se preparando, acumulando experiência e vivência que nos credenciam para administrar um município como Parintins, e naturalmente poder gerir o município.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes