Ir para o conteúdo

O movimento dos caminhoneiros trouxe à tona a palavra “locaute”, que muita gente saiu procurando o significado, inclusive os próprios líderes do movimento. Pois bem, locaute é a palavra aportuguesada do inglês lock out, que significa ‘trancar alguém’ ou deixar alguém trancado do lado de fora. No caso da greve dos caminhoneiros, iniciada há cinco dias, o termo tem sido muito utilizado para designar ‘a greve dos patrões’, ou seja, um movimento supostamente impulsionado pelas empresas de transporte. E por isso mesmo,  o locaute também é considerado uma ‘greve invertida’.

Olho no locaute

Uma investigação da Polícia Federal foi instaurada para apurar a prática de locaute durante as manifestações dos caminhoneiros. A PF quer saber se houve associação dos donos das empresas para a prática de crimes contra a organização do trabalho, contra a segurança dos meios de transporte, além de outros serviços públicos.

Quem ganha

No caso da greve dos caminhoneiros, a PF investiga o suposto interesse das empresas transportadoras em forçar uma redução nos preços do diesel por meio das paralisações dos caminhoneiros.

“Greve” de patrão

Nesse sentido, o locaute seria uma prática pela qual as companhias impedem empregados de trabalhar legislando em torno dos próprios interesses e não a favor dos trabalhadores. Daí porque é considerada, também, uma ‘greve invertida’.

Amazonino lembra Braga

Ao elogiar as escolas de tempo integral, o governador Amazonino Mendes lembrou que o modelo no Amazonas foi idealizado e iniciado pelo então governador Eduardo Braga, há oito anos. A citação de Amazonino foi durante a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral Dom Jorge Edward Marskell, em Itacoatiara.

Em Itacoatiara
Ao longo de seu discurso, Amazonino completou: “Essa obra é uma busca incessante pela excelência da educação, para melhorar a qualidade de ensino e proporcionar ao jovem a chance de construir uma estrada para o futuro”, disse.

Memórias de sangue

Ao levantar o tom do ataque ao presidente Michel Temer (MDB), o prefeito Arthur Virgílio (PSDB)  foi buscar na memória do tempo um fato que só aqueles que viveram – ou buscaram nos registros da história –, vão lembrar. O golpe que derrubou e assassinou o presidente do Chile, Salvador Allende, em 1973, um dos mais sangrentos da América Latina.

Banditismo e locaute

Arthur lembrou o que o clima no Chile é o mesmo que está acontecendo, agora, no Brasil.

—Isso não é greve democrática, isso não é direito de ninguém, isso é banditismo, é locaute, é procurar estabelecer o caos para obter dividendos peculiares ou políticos.

Manu militari

Dito isso, o prefeito sapecou:

— Aconteceu isso no Chile quando cuidavam de tentar depor, e depuseram o presidente, Salvador Allende, então o presidente Temer tem que intervir manu militari.

O que é isso, companheiro?

Esse termo empregado por Arthur Virgílio foi outro que fez neguinho correr para o dicionário. Manu militari manu militari é uma locução latina que significa “através da força militar”. Isto é, com intervenção de uma força armada.

Ato falho do MPF

Matéria disparada pela assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) cometeu um ato falho, para não dizer desrespeitoso. Ao informar que ingressou na Justiça com ações civis públicas para obrigar o Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus a retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos, colocou na lista a Aldeia do Conhecimento, que tem o nome da professora Ruth Prestes.

Deixou seu legado

O que o MPF não sabe é que Ruth Prestes morreu no último dia 21 de abril aos 88 anos, deixando um legado à educação do Amazonas.

Faltou respeito

A professora Ruth Prestes – que era articulista do EM TEMPO –,  foi fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, subsecretária de educação do Estado e presidente do Conselho Estadual de Educação. Merecia ter o nome não só em uma, mas em pelo menos dez escolas, pelo muito que fez.

 

EM ALTA

O  lançamento dos aviões elétricos, pela empresa Zunum Aero. Os aviões híbridos, além de  mais baratos, apresentam até 80% menos ruído do que os aviões convencionais, bem como entre 80 a 100% menos emissões de carbono. Embora os jatos sejam atualmente projetados como híbridos, a Zunum diz que eles planejam tornar os aviões totalmente elétricos assim que a tecnologia necessária for desenvolvida.

EM BAIXA

O Governo Federal, pela  falta de autoridade e capacidade  do governo para negociar com o movimento dos caminhoneiros. Na noite desta quinta-feira, 24,  as autoridades chegaram a anunciar um acordo que colocaria fim à greve, mas o que se viu na sexta-feira foi a manutenção dos protestos pelo Brasil. Até o fechamento dessa edição, o bloqueio continuava em nove estados –  MG, BA, DF,  MS, PB, PE, PR, RJ, RS, SC, SE e SP e no Distrito Federal.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes