Ir para o conteúdo

Lenda amazônica se destaca na segunda noite do Garantido

Parintins – AM – “A diversidade nos faz mais humanos”. Foi assim, citando Darcy Ribeiro e nos braços da galera, que Israel Pulain deu início à segunda noite do 53º Festival Folclórico de Parintins com o boi-bumbá Garantido. “Resistência e diversidade” deram o tom da apresentação que uniu, na Arena do Bumbódromo, diferentes crenças, etnias e culturas numa celebração de respeito.

Na busca por corrigir os erros da primeira noite e vislumbrando a conquista de seu 32º título no Festival de Parintins, o Garantido envolveu a galera com emoção novamente ao resgatar toadas antigas e de sucesso. Com o repertório dedicado à galera, o Garantido viu o item 19 acompanhar a apresentação em sintonia até o fim, quando deixou a arena sob os gritos de é campeão.

Garantido sobre o ‘belezão’

A toada letra e música “As cores da fé” resumiu bem o que o bumbá levou para a arena. Como na primeira noite, as tribos coreografadas nas celebrações indígenas, que exaltavam a diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil, fizeram uma grande festa na arena.

Nos itens individuais, a rainha do folclore, Brenda Beltrão, surpreendeu com a lenda amazônica “Matintaperê”, que fala sobre “gente que vira bicho”, a bruxa que se transforma em rasga-mortalha, coruja de assobio assustador que traz presságios de morte para as pessoas pelas quais ela sobrevoa os lares. Na alegoria, assinada por Roberto Reis, Brenda foi trazida por uma coruja gigante, a “Rasga-Mortalha”. O pajé, André Nascimento, e a cunhã-poranga, Isabele Nogueira, protagonizaram o ritual indígena “Iniciação Marupiara”, dos Mundurukus.

A lenda amazônica ‘matintaperê’

Dessa vez, a alegoria de Marialvo Brandão conseguiu evoluir e garantir o ápice da apresentação do pajé e da cunhã-poranga.

A disputa com o boi contrário ficou mais acirrada na arena. Tony Medeiros, amo do boi que defende o item 6 há 23 anos, versou para a galera. Ele comandou a galera para falar do amo contrário e ainda chamou o Caprichoso de ‘boi xing ling’, referência ao fato de a diretoria do rival ter comprado material deste ano na China.

Uma noite dedicada à galera desde o início

Texto: Lívia Anselmo e Floriano Lins / Fotos: Ascom Garantido

CONFIRA O VÍDEO DA LENDA AMAZÔNICA:

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes