Ir para o conteúdo
ManausenemCarona

Jornalista oferece ‘carona solidária’ para candidatos do Enem

Dizem que a felicidade não bate à porta duas vezes. Mas, a solidariedade, sim. Há três anos, nos dias em que se realiza as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jornalista Rodrigo Araújo dirige seu carro pelas ruas de Manaus oferecendo carona gratuita nas paradas de ônibus aos candidatos que estão atrasados e correm risco de perder o exame.

Neste domingo, o jornalista pretende repetir a ação. E faz isso no maior bom humor e com a alegria de estar  semeando o bem num mundo cada vez  mais egoísta e conturbado, de disputas pessoais, onde cada um corre individualmente para atingir seus objetivos, sem olhar quem está ao lado precisando de ajuda.

Mas quando esse gesto de solidariedade teve início da vida de Rodrigo? O jornalista conta que, certo domingo “estava numa boa” em casa e viu no noticiário que haveria prova do Enem.

— Estava chovendo naquele dia e eu lembrei que quando fiz meu vestibular estava chovendo muito em Manaus e que eu só consegui chegar no local de prova porque arrumei uma carona.  Então, peguei meu carro e saí percorrendo as ruas de Manaus pegando nas paradas de ônibus os jovens que iriam fazer o Enem naquele ano –, conta o jornalista, lembrando que corria o ano de 2016.

A partir de então, todos os anos ele repete a carona solidária.  “Este ano,  minha esposa também fez a ação no carro dela”, conta.  Percebendo que precisaria de mais carros para ajudar mais gente, Rodrigo  também tomou a iniciativa de divulgar a ação em suas redes sociais para tentar engajar mais pessoas.

— Fiz um texto apresentando a ação e publiquei em meus grupos no WhatsApp!.  Pra minha surpresa, vários amigos toparam, inclusive, amigos de outros estados seguiram o exemplo.

Um desses exemplos, de acordo com Rodrigo, é o jornalista amazonense Antônio Paulo, correspondente em de Brasília, que divulgou seu texto em um grupo de jornalistas do Brasil inteiro e vários toparam fazer a ação em seus estados também.

— É incrível a capacidade de mobilização nas redes sociais, não é? – observa Rodrigo.

Na primeira fase do Enem, realizada no último  dia 04 de novembro, Rodrigo e família usaram dois carros, para, só assim,  ajudar mais gente. “Temos filhos gêmeos, então cada um pegou um e fomos para a rua. Levamos as crianças porque facilita na coleta das pessoas, pois eles sempre ficam muitos desconfiados em aceitar a carona”, relata o jornalista, informando que eles acordam às 7h, adiantam os afazeres domésticos, faz um último lembrete da ação nos grupos e vai às ruas praticar o bem.

— Este ano, basicamente levamos pessoas de bairros da zona Leste para fazer provas no Centro da Cidade!!! A maioria, com certeza, não chegaria no horário nos locais de prova. Para este domingo, Rodrigo já mandou seu torpedo pelas redes sociais.

— Olá, pessoal! Boa noite a todos.  Neste domingo teremos prova do Enem. Quem estiver de bobeira de manhã e quiser fazer uma boa ação, pega o carro e percorre as paradas de ônibus de Manaus oferecendo carona para a molecada que vai fazer a prova. Todos os anos, muita gente perde a oportunidade de crescer na vida porque  chega atrasado nos locais de prova. Uma carona é um gesto simples nosso que pode mudar a vida de alguém pra melhor. Eu tenho feito isso nos últimos anos e confesso: é muito gratificante receber um “Muito obrigado.  Foi Deus quem mandou você”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes