Ir para o conteúdo

O ranking da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, que mostra Manaus ocupando a 46º posição  50 cidades mais violentas do mundo, foi minimizado pelo Governo do Amazonas. Na manhã desta sexta-feira, 07/04, o Estado soltou uma nota questionando os dados.

“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que desconhece a metodologia utilizada pelo estudo para avaliar os parâmetros de segurança. O estudo, que colocou Manaus na 23º posição em 2016 e 46º neste ano, não cita capitais brasileiras que conhecidamente apresentam situação de vulnerabilidade maior para a população, onde, por exemplo, há risco eminente de morte se um cidadão entrar, por engano, em uma região de favela”, assinala a nota.

Na décima posição no ranking, Natal é a cidade mais violenta do país, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes. O município é seguido por Belém e Aracaju.

A lista inclui ainda Feira de Santana (15º), Vitória da Conquista (16º), Campos dos Goytacazes (19º), Salvador (20º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

“Tivemos grandes avanços na melhoria da segurança, mas ainda muito precisa ser feito, com apoio não somente do Estado, mas principalmente do Governo Federal”, disse o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes