Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Se depender do prefeito David Almeida, COP30 será em Manaus

O prefeito David Almeida reforçou o convite do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para a Amazônia brasileira sediar futura conferência do clima da ONU, em 2025.

O prefeito David Almeida reforçou o convite do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para  a Amazônia brasileira sediar futura conferência do clima da ONU, em 2025.

Para David, Manaus oferece todas as condições para receber a COP.

—  Manaus tem um elevado índice de preservação da Amazônia, modelo de desenvolvimento econômico que contribui para a manutenção da floresta em pé e uma administração que fomenta o desenvolvimento sustentável, que colocam Manaus em condições de sediar a COP30 –, justificou o prefeito, puxando brasa para a nossa sardinha.

Durante seu discurso na COP27, em 16 de novembro, no Egito, Lula defendeu que a próxima conferência climática, em 2025, seja realizada em um Estado amazônico do Brasil.

— Vamos pedir para que essa COP de 2025 seja feita no Brasil’. E no Brasil, seja feita na Amazônia –, disse o petista.

Olhos sobre a Amazônia

O prefeito de disse que Manaus  está à disposição para sediar a COP30, da ONU.

— O mundo deve continuar com os olhos voltados para a Amazônia. Especificamente sobre nossa cidade, temos o maior modelo de desenvolvimento econômico, a Zona Franca de Manaus, que mantém 97% da nossa floresta preservada. É equilíbrio e solução para o Brasil e para o planeta –, destacou.

Macron em Manaus?

Até mesmo o presidente da França, Emmanuel Macron defendeu a realização da COP30 na Amazônia.

Nesta 5ª feira (17),  o francês disse que que apoia a ideia do presidente Lula da Silva (PT) de a Amazônia brasileira sediar futura conferência do clima da ONU.

Por meio de seu perfil no Twitter, o chefe de Estado francês comemorou “a volta a uma estratégia amazônica”.

“A França também continuará a engajar-se [na questão da Amazônia]. Nós precisamos.” Escreveu  Macron a respeito de uma COP na Amazônia .

Índios no poder

A partir de agora, todo dia no Brasil será “ dia de índio”.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçou nesta quarta-feira (16) a sua promessa de campanha de criar o Ministério dos Povos Originários.

O presidente eleito Lula com lideranças indígenas na COP27

Bancada do cocar

Com a chegada da Bancada do Cocar – esta é a maior quantidade de candidaturas e a ampliação da representatividade indígena no Congresso –, a  participação indígena na política institucional brasileira prepara-se para alcançar mais um marco histórico.

*

— Vamos criar o Ministério dos Povos Originários para que os próprios indígenas garantam a sua segurança, paz e sustentabilidade. Os povos originários devem ser protagonistas de sua preservação”, disse Lula durante o seu discurso na Convenção Mundial do Clima (COP-27), que acontece no Egito.

Bancada do cocar

Entre os nomes divulgados também nesta quarta, em Brasília, pelo vice-presidente eleito e líder da transição, Geraldo Alckmin, estão:  Benki Piyãko (Benki Ashaninka),  Célia Nunes Correa (Célia Xakriabá),   Davi Kopenawa Yanomami,  João Pedro Gonçalves da Costa,   Joênia Batista de Carvalho (Joênia Wapichana), Juliana Cardoso,  Marcio Augusto Freitas de Meira,   Marivelton Baré,  Sônia Bone de Souza Silva Santos (Sônia Guajajara) e TapiYawalapiti.

Honrando a toga

Liminar da juíza Jaiza Fraxe determinou a retirada dos camisas amarelas, mas eles continuam lá

A juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, titular da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, mais uma vez demonstrou competência, coragem e  comprometimento com a toga que veste.

Enquanto os demais poderes cruzaram braços para os absurdos que vem ocorrendo há mais de três semana em frente ao CMA – inclusive a própria Forças Armadas –, a magistrada resolveu entrar em ação e acabar com a aglomeração dos  camisas amarelas que parecem não ter o que fazer.

*

Em decisão liminar, Jaiza determinou que a União, o estado e a cidade de Manaus tomem providências para dispersar a ocupação feita por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na área localizada em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA).

Incitação ao crime

A decisão da juíza atende a um pedido do Ministério Público Federal, feito por meio de uma ação civil pública.

De acordo com o MPF, os manifestantes estão cometendo diversos delitos, entre eles incitação ao crime e associação criminosa, já que os objetivos dos bolsonaristas estão tipificados nos artigos 359-L (abolição violenta do Estado democrático de Direito) e 359-M (golpe de estado) do Código Penal.

Coniventes

A União pediu o indeferimento do pedido, com a alegação de que não há danos ao patrimônio do CMA, nem impedimento ao direito de ir e vir dos cidadãos de Manaus.

O governo do Amazonas, por sua vez, afirmou que a Polícia Militar está tomando todas as providências necessárias para que o trânsito na região não seja prejudicado.

Nana, nina, não!

Porém, Jaiza Fraxe não engoliu as desculpas esfarrapadas.

Em sua decisão,  a juíza afirmou que as informações prestadas pela União e pelo estado do Amazonas não são verdadeiras.

Ela relatou que foi ao local para fazer uma inspeção judicial, mas sequer conseguiu chegar perto da ocupação porque .

— A  desordem no trânsito é indescritível! –- disse ela.

X

Além disso, o barulho na frente do CMA é muito superior ao razoável, segundo a magistrada.

Perguntar não ofende

Apesar da determinação da Juiza Jaiza Fraxe, os bolsominions continua acampados em frente ao quartel.

Vai ficar por isso mesmo?

Explica, Heleno

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle recebe nesta terça-feira (22) o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno ( aquele que cantava o sambna do Centrão), para prestar esclarecimentos acerca das interferências, por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em investigação conduzida pela Polícia Federal envolvendo Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente da República.

Trapalhada da Abin

Segundo o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu a audiência, reportagem do jornal O Globo, de 30 de agosto, destaca que a Polícia Federal afirmou em um relatório que a Abin atrapalhou o andamento de uma investigação envolvendo Jair Renan Bolsonaro.

*

“Integrante do órgão, flagrado numa operação, admitiu em depoimento que recebeu a missão de levantar informações de um episódio relacionado a Jair Renan, sob apuração de um inquérito da PF. Segundo o espião, o objetivo era prevenir ‘riscos à imagem’ do chefe do Poder Executivo”, observou o deputado.

Dívidas causam insônia

A 5ª edição da Pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro”, encomendada pela Serasa, mostra os estragos emocionais e abalos nas relações pessoais e familiares causados pelas dívidas.

Produzida pelo Instituto Opinion Box, o estudo mostra efeitos horripilantes na vida dos endividados da região norte.

Dói no bolso e na alma

Entre outros efeitos maléficos no psicológico das pessoas, a dívida causa transtornos seríssimos. Veja:

— 81% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas;

— 75% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos;

— 71% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias;

—  58% dos entrevistados sentiram impacto no relacionamento conjugal.

Previsão dos Simpsons

Desenho dos Simpsons prevê a volta de Donald Trump em 2024

Os Simpsons previu uma nova candidatura de Donald Trump em 2024. No passado, a série acertou ao apostar no empresário como presidente dos Estados Unidos - ele ocupou o cargo entre 2017 e 2021.

Previsão dos Simpsons 2

O produtor do seriado Al Jean disse no Twitter que Simpsons "previu o futuro" mais uma vez ao relembrar um episódio de 2015.

Na imagem que ele compartilhou na rede social, Homer Simpson aparece perto de uma placa que diz: "Trump 2024?.

ÚLTIMA HORA

O FIM DO TWITTER — Sai o passarinho azul, entra o Koo

Com as especulações em torno do fim do Twitter, após o bilionário Elon Musk ter adquirido a plataforma, surgiram uma série de teorias sobre a rede social que poderia substituir a rede do passarinho azul.

Com tuiteiros apreensivos quanto ao futuro, muitos viram no Koo como alternativa viável. O Koo aparece como alternativa ao passarinho azul porque funciona da mesma forma que o Twitter e há semelhanças até na marca que se parece com um pintinho amarelinho (“cabe aqui na minha mão, na minha mão”). A plataforma indiana atingiu os Trend Topics do Twitter nesta sexta-feira (18/11) e conseguiu adesão de brasileiros, entre celebridades e artistas.

*

A principal diferença entre a rede do pintinho amarelinho da do passarinho azul é que no Koo, o usuário pode escrever textos com até 500 caracteres enquanto o Twitter, o limite é de 280. Você pode baixar o Koo por meio da Apple Store e para Android na Google Play Store. Especulações em torno de fim do Twitter ganham forças na plataforma depois que centenas de funcionários ameaçaram se demitir ou se demitiram do Twitter, a hashtag #RIPTwitter já está entre os assuntos mais comentados da rede social com mais de 600 mil menções.

ORGULHO

A publicitária Camila Lopes, da agência Mene & Portella, foi uma das ganhadoras do Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing (PMKT), criado no  coração da Amazônia com o intuito de promover, reconhecer e desenvolver o mercado da comunicação regional.

Na sua 11ª edição, premiou profissionais e artistas do Norte. Na categoria de Criação Publicitária a decisão é feita explicitamente pelo júri técnico. Com a peça “Relacionamento Tóxico”, a redatora publicitária Camila Lopes, em dupla com o ilustrador Gabriel Pivoto, ganhou Prata na modalidade Anúncio.

—  Próximo ao mês dos namorados, apresentamos  a pauta do relacionamento tóxico, numa analogia à relação do fumante e o cigarro. Uma relação que pode ser prazerosa no início, mas tem muitos malefícios. A proposta traz a reflexão sobre o perigo destes relacionamentos, que podem levar à morte – explicou a premiada Camila Lopes.

VERGONHA

Os bolsomínions não se conformam com a derrota nas urnas. O general Braga Neto, o candidato a vice derrotado, só pensa naquilo: desfechar o golpe militar. Para isso, a  casa no Lago Sul de Brasília que foi alugada para sediar o comitê da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição continua movimentada – e a todo vapor.

Só que, agora, virou uma espécie de central do golpe, onde apoiadores do presidente, liderados pelo ex-ministro e ex-candidato a vice Walter Braga Netto se reúnem para discutir estratégias destinadas a questionar o resultado das eleições.  general Braga Netto tem dado expediente no local regularmente, na companhia de seu entourage, que inclui oficiais das Forças Armadas. Há um fluxo intenso na casa. O entra-e-sai é permanente. O endereço tem servido ainda para reuniões com manifestantes que engrossam os protestos antidemocráticos. É uma evidência importante sobre a cadeia de comando das manifestações nas portas de quartéis e nas estradas questionando o resultado das eleições.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes