Ir para o conteúdo

Dito & Feito - PSDB agoniza, mas Arthur Neto resiste mesmo na derrota

O PSDB não conseguiu eleger nenhum senador neste ano e nenhum governador no primeiro turno.

A eleição de 2022 ficará marcada como a que decretou a derrocada do PSDB. A sigla saiu do primeiro turno da eleição menor do que entrou. A partir do próximo ano, os tucanos terão apenas 18 representantes na Câmara dos Deputados - considerando também os eleitos pelo Cidadania, que formou uma federação com o PSDB.

Para efeito de comparação, em 2018 o partido elegeu, sozinho, 29 deputados. Antes, a legenda tradicionalmente conseguia uma bancada de mais de 50 deputados, disputando o protagonismo com PT e MDB.

A maior evidência do enfraquecimento tucano é a derrota do ex-prefeito Arthur Virgílio que tentou o retorno ao senado federal, onde foi um dos senadores mais atuantes da história política do país. Sem contra que Arthur fez uma boa administração na prefeitura de Manaus – só não0 vê quem não quer –, e é um político respeitado tanto no Senado federal quanto na Câmara dos Deputados.

Respirando

Mas não foi só Virgílio, não.  O PSDB não conseguiu eleger nenhum senador neste ano e nenhum governador no primeiro turno. O partido disputa o segundo turno no Rio Grande do Sul, com Eduardo Leite (PSDB) contra Onyx Lorenzoni (PL), em Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) contra Marília Arraes (Solidariedade).

*

Já na Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB) disputa contra João Azevedo (PSB). Em todos os três estados os tucanos ficaram em segundo lugar no primeiro turno.

Partido coadjuvante

E mais: o PSDB não lançou candidato à Presidência neste ano. Se aliou a Simone Tebet (MDB) e indicou a vice da chapa, Mara Gabrilli (PSDB). Nesta quarta-feira (4) o partido liberour seus filiados para apoiarem qualquer um dos candidatos no segundo turno, o ex-presidente Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

*

Mesmo caciques do quilate de Fernando Henrique Cardoso e  José Serra declarado apoio ao ex-presidente petista.

Jereisatti é Lula

Outro senador de peso do PSDB, Tasso Jereissati, também declarou apoio a Lula.

—  Minha opinião, não é necessariamente a do partido, é que temos de ir com Lula. Nesses quatro anos, vi a quantidade de absurdos que aconteceram no governo Bolsonaro.

O canto do cisne de Mazoca

Mazoca se despede da política, prometendo pescar e se dedicar à família

O tetra governador Amazonino Mendes, que tentou retornar ao governo na eleição de 2 de outubro e não conseguiu passar para o segundo turno, tomou uma decisão: não vai falar de política e nem se preocupar mais com os problemas do povo.

*

— Agora vou cuidar da minha família, dos meus filhos netos e bisnetos, que sempre ficaram   em segundo plano devido à política – disse o ex-governador.

Pais do Plano o Real...

Os economistas Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real, e Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso, divulgaram nota, nesta quinta-feira (6), declarando que vão votar em Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição presidencial.

...estão com Lula

Os economistas Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Persio Arida, outro economista que participou da formulação do Real, já haviam anunciado essa opção, mas também assinam a nota.

Os quatro afirmam que a expectativa é que o candidato do PT tenha uma condução responsável na economia.

Corte na Educação

Nesta quinta-feira (6), a Educação brasileira amanheceu mais ameaçada de extinção do que nunca.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) bloqueou mais R$ 2,4 bilhões de recursos que seriam destinados ao Ministério da Educação (MEC) deste ano. A verba agora vai para os parlamentares aliados aplicarem como bem entenderem, em mais uma manobra do chamado orçamento secreto.

Estudantes nas ruas

A União Nacional dos Estudantes (UNE) já definiu calendário de mobilização nas universidades contra o descaso do governo Bolsonaro com a educação. Mobilização nacional está agendada o dia 18.

Corte na educação: Bruna Brelaz, presidente da UNE, chama estudantes para a rua

No lixo da história

Em vídeo, a presidente da entidade, Bruna Brelaz, convoca os estudantes para as plenárias de organização dos atos, que começam dia 10, e afirma que Jair Bolsonaro “está tirando dinheiro da educação para sua campanha fracassada”.

— Vamos organizar o maior movimento nas universidades e nas ruas e  nas urnas. Dia 30 vamos colocar Bolsonaro no lixo da história –, avisou a líder estudantil.

Deu na jugular

Numa linguagem popular, o governo Bolsonaro “ataca a jugular” da educação superior e, por tabela, a soberania do Brasil na produção de conhecimento e pesquisa ciência.

Contradição de Carol

Ao anunciar seu apoio ao senador Eduardo Braga, candidato ao governo do estado, a candidata derrotada Carol Braz (PDT) deixa claro que guarda uma profunda mágoa do governador Wilson Lima, de quem foi secretária de Justiça (Seijusc).

*

Afinal, não foi Carol que tomou as dores da jornalista Márcia Dantas, do SBT, quando ela foi agredida por Eduardo no debate em Manaus, chamando-o de machista?

Factóide

Eduardo Braga, em seu direito de resposta disse que Carol e Henrique Oliveira, que foram solidários à jornalista, tentaram criar um “ tipo de factoide”.

Pernada ninguém esquece

O que rola nos bastidores da política é que a bronca de Carol com Wilson  Lima foi a “pernada” que levou em 2020, quando era candidata a prefeita pelo PSC e o  governador Wilson Lima (do mesmo partido), que havia prometido apoio, deu as costas para a sua ex-secretária.

*

Por conta disso, Braz foi obrigada a retirar a candidatura. E quem apanha, não esquece.

Já foi ao Jair

Wilson Lima confirma apoio a Bolsonaro, mesmo sabendo que o interior é Lula

O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (6), em Brasília, da  reunião de governadores de 6 Estados oficializaram apoio à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial, prevista para o dia 30 deste mês.

*

Deles, quatro foram reeleitos em 1º turno em seus Estados, e dois disputarão o 2º turno, que o caso de Lima.

Quem são

Os governadores que apoiam o capitão Jair são os reeleitos Antonio Denarium (PP-RR), Caiado (União-GO), Gladson Camelli (PP-AC) e Mauro Mendes (União-MT).

E os que ainda vão disputara  a reeleição no segundo turno, Coronel Marcos Rocha (União-RO) e Wilson Lima (União-AM).

Sassá rebelde

Embora pertença ao PT, o  vereador Sassá não votará no candidato de Lula ao governo do estado, que é o senador Eduardo Braga.

O cabra bateu pé e avisou que vai votar em Wilson Lima (UB), o candidato de Bolsonaro.

— Se quiserem me expulsar do partido, pode expulsar – advertiu o tinhoso.

Já vai ao Jair?

Sassá anda de mau humor porque não conseguiu se eleger deputado federal.

Mas há quem diga que ele está se arrumando para se mudar, de malas e cuias, para o PL do capitão Jair. Será?

Bolsonaro ataca analfabetos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma fala sobre o analfabetismo no Nordeste e a vitória do petista na Região no primeiro turno da eleição presidencial, e disse que os nordestinos não podem votar no candidato à reeleição.

Preconceito ao Nordeste

Em live na noite de quarta-feira, Bolsonaro leu uma notícia que tinha como título “Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo”, e continuou dizendo:

—  Vocês sabem quais são esses Estados? Do nosso Nordeste – disse o capitão.

Sangue nordestino nas veias: Lula no meio de seu povo do Nordeste

Sangue e caráter

Indignado, Lula respondeu que as pessoas que são analfabetas “não são analfabetas por sua responsabilidade”.

—  Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país –, disse Lula em comício em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo e berço político do petista.

Quem construiu Sampa?

Durante o comício em São Bernardo do Campo, Lula lembrou que as cidades de São Bernardo do Campo e de Santo André nunca tinham tido uma universidade federal antes da chegada dele ao poder.

*

— Foi um metalúrgico quase analfabeto que trouxe a universidade para cá. Nós nordestinos ajudamos a construir cada metro de asfalto deste país, cada ponte, cada casa.

Hóspede indesejado

O Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) se deparou com uma nova “inquilina” em uma casa na Ponte Alta Norte, no Gama.

Por volta das 10h30 desta quinta-feira (6/10), as equipes resgataram uma jiboia de, aproximadamente, 15kg escondida no teto do imóvel.

ÚLTIMA HORA

Vidente aponta vitória de Lula desde que ele estava preso

“Se soltarem o Lula, ele se candidata, será eleito e se tornará o Mandela brasileiro”

Vidente, Mestre José já acertou algumas. E garante que vai acertar de novo

O Vidente Mestre José que ficou conhecido por fazer e acertar diversas previsões para famosos, já teve um acerto significativo para o mundo da política em sua carreira. O espiritualista previu 113 dias antes de começar a campanha eleitoral nos EUA, a derrota de Donald Tump,  então presidente americano. Isso o  tornou conhecido mundialmente. Desde 2019, Mestre José vem fazendo previsões eleitoreiras para o ex-presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva. O atual candidato ainda estava preso e acusado de ter cometido diversos crimes durante os seus mandatos quando o espiritualista fez uma importante afirmação: “Se soltarem o Lula, ele se candidata, será eleito e se tornará o Mandela brasileiro”, afirmou mestre José, que recebe diariamente centenas de pessoas em seu canal do Youtube.

X

Mesmo ainda longe de começar, o Mestre José também já faz a sua previsão sobre a Copa do Mundo de 2022. O sensitivo diz que o Brasil não levará a taça para casa dessa vez.

ORGULHO

De um total de 355 candidaturas LGBTI+ em todo o país, 20 foram eleitos no último domingo (2). E o movimento conseguiu ainda 233 suplentes, 65% do total. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (4) pelo Programa Voto Com Orgulho, criado pela Aliança Nacional LGBTI+. No mês que vem, movimentos vão promover o primeiro encontro desses eleitos, no Rio de Janeiro. Dos 20 eleitos, cinco são deputados(as) federais e 13, estaduais. Há ainda um deputado distrital e uma governadora (Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, reeleita). São seis lésbicas, cinco mulheres bissexuais, quatro mulheres trans, dois gays, um homem bissexual e dois “sem registro na fonte do cadastro quanto à identidade de gênero/orientação sexual”. Nove são do Psol e cinco, do PT. Outras três candidaturas são do PCdoB, duas do PDT e uma do PV.

VERGONHA

Uma cena estarrecedora de racismo e violência política, perpetrada por um agente do estado, viralizou nas redes brasileiras nessa quarta-feira (5) e gerou indignação. Um policial militar agride com um soco nas costas e prende um homem negro, no Novo Gama, em Goiás, e o leva detido dizendo que ele “vai gritar Lula lá na África agora”. Pelas imagens não fica claro o que motivou o início da ocorrência, mas uma outra pessoa, que registra o fato com o celular, diz que o homem teria sido preso porque falou que votou em Lula. As imagens mostram cenas de racismo e violência política juntas. Ambas configuram crime e foram cometidas pelo Estado, o que é mais grave ainda. Em nota, a presidente do Partido dos Trabalhadores de Goiás (PT), Kátia Maria, se posicionou sobre o caso.

—Não vamos permitir intimidação, perseguição política e policial aos apoiadores do Lula em Goiás (...) Exigimos do Governador Ronaldo Caiado a apuração imediata do caso, a punição dos culpados e a orientação da corporação para que novos casos como esses não se repitam em Goiás.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes