Ir para o conteúdo

Dito & Feito: PROFECIA CARNAVALESCA – Carnailha de Parintins caminha para ser um dos mais concorridos carnavais do Brasil

A criatividade, a veia artística e a alma festeira do povo da ilha contribuem para o sucesso

Charge de Mário Adolfo

Anote o que estamos dizendo em 2924: O Carnailha, de Parintins, caminha para ser um dos melhores e mais concorridos carnavais do país.

Alguns dos fatores estão contribuindo para isso:  a criatividade, a veia artística – que o Brasil inteiro já conhece –, e a alma festeira do povo da ilha.

O que chamou a atenção também, além do bom humor e escracho, foi a forma pacífica como os parintinenses brincam carnaval. Nos  três dias de desfile – dois de blocos e um do CarnaBoi, a guarda municipal não registrou nem uma ocorrência sequer.

— Numa feste em que tem bebida, mulher e algazarra não ter uma briga é algo que nos deixa orgulhosos. Com anta paz e serenidade, o carnaval daqui parecia até semana santa (risos)! –, brinca o prefeito Bi Garcia (PSD).

Folia democrática

E o que é melhor, no carnaval da ilha tupinambarana.

No arrastão que segue os blocos é possível ver foliões crianças, idosos, negros, brancos, cadeirantes, etc.

*

Também é visível observar no Carnailha a representatividade, acolhimento e conscientização contra o preconceito e o assédio.

Acolhimento

Daí a presença maciça de  blocos criados e pensados por e para membros da comunidade LGBTQIA+ que se destacam como espaços para esta população curtir as festas de forma segura e alegre, em Parintins.

Bom humor e escracho

Um outro tópico que chama  a atenção do Carnailha  é as pegada de humor que permeia as marchinhas dos blocos de Parintins.

Como a marchinha que dizia “come, come, come fresco!”

*

Ou a que arregaçava o refrão “Tem luminosa/ tem bicha enrustida/ aqui nessa avenida, aqui nessa avenida? Tem bicha Caprichosa/ tem bicha Garantida/ aqui nessa avenida, aqui nessa Avenida!...”

Mas é carnaval...

É claro que isso deve irritar a patrulha do politicamente correto mas que diverte os próprios gays e trans da ilha do folclore que se esbaldaram na avenida.

Afinal, em Parintins tudo acaba em festa!

Te cuida, Bozo!

O avanço das investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os indícios apresentados pela Polícia Federal sobre um plano para anular o resultado das eleições de 2022 e realizar um golpe de Estado aumentam os riscos de prisão do líder político de direita.

*

Ao menos esta é a avaliação da consultoria de risco político internacional Eurasia Group.

Cadeia à vista!

As investigações certamente vão avançar nas próximas semanas e meses.

Mas,  tudo aponta para crescentes chances de Bolsonaro ser preso em algum momento , observam os analistas da Eurasia Group.

Maconha torrada

Uma tonelada de maconha foi incinerada em Tabatinga

Com o apoio das Polícia Federal e Marinha do Brasil, a Polícia Civil do Amazonas incinerou,  na quarta-feira (14), em Tabatinga, mais de 1 tonelada de maconha.

O material foi apreendido em Santo Antônio do Içá e destruído em Tabatinga.

Amazônia a beira...

A coisa é mais séria do que possa imaginar nossa vã filosofia.

Um estudo publicado nesta quarta-feira (14) alerta que a Amazônia pode atingir um ponto de não retorno até 2050. Isto é, a floresta está no início de colapso parcial ou total.

...de um colapso!

A degradação da vegetação pode acelerar o aquecimento global, segundo os cientistas.

O aumento das temperaturas, as secas extremas, o desmatamento e incêndios florestais podem ter impacto no clima: redução das chuvas na região e aumento do risco de um colapso em larga escala.

Ameaças graves

A estimativa dos pesquisadores é que, até a metade do século, um montante de 10% a 47% da floresta esteja exposto a ameaças consideradas graves que podem levar a transições no ecossistema.

Pegaram o Pazzuello

Lembram do Pazuello, agora general amazonense que se meteu a ministro da Saúde, em plena pandemia da Covid-19 e no final foi um desastre?

Pois é, as Investigações da Polícia Federal apontam que ele – hoje deputado federal –, foi um dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro que defenderam uma “ruptura constitucional” no país.


Além de incompetente, golpista

De acordo com O Globo, relatório ao qual o jornal teve acesso descreve conversas por aplicativo e registros de entrada no Palácio do Alvorada como indício de que o militar defendeu a adoção de medidas para impedir a posse do presidente Lula.

Com a boca na botija

Pazuello foi pego com a boca na botija.

Dados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) obtidos pela PF confirmam que Pazuello esteve no Alvorada no dia 7 de novembro de 2022 e por lá permaneceu por 11 horas. Cid também estava no local.

Um manda, outro obedece

Pazuello teve gestão bastante criticada à frente do Ministério da Saúde durante a pandemia de covid-19. Ele chegou a protagonizar um vídeo com Bolsonaro em que dizia que “um manda e o outro obedece”.

Na mira da cassação

.

Deputados federais do Amazonas que andam defendendo golpe por aí, como por exemplo o deputado-capitão Alberto Neto (PL), o maior “babaovista” do Bolsonaro, já podem colocar as barbas de molho.

*

Com o avanço das investigações sobre os atos de 8 de janeiro e o boicote às eleições de 2023, muito parlamentar golpista corre o risco de perder o mandato.

Sobrou pra quem bancou

O mesmo poderá acontecer com empresas e pessoas que tiveram seus nomes divulgados em atos golpistas, acampamentos nos quarteis e suspeitas de terem financiado o transporte dos envolvidos nos atos de terrorismo na Praça dos Três Poderes, no 8 de janeiro.

Grana bloqueada

Justiça Federal do Distrito Federal, por exemplo, já  recebeu um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que haja o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens de 52 pessoas e sete empresas.

A ÚLTIMA PROFECIA – O apocalipse de Baby do Brasil   e Michelle Bolsonaro

Baby Consuelo: a espera do apocalipse no carnaval da Bahia. Mas tudo que recebeu foi pau nas redes

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro compartilhou um trecho da Bíblia em resposta à polêmica carnavalesca do momento: a vinda do apocalipse anunciada pela agora “cantora evangélica Baby do Brasil.

Em um trio elétrico na Bahia, a cantora Baby do Brasil fez menção ao apocalipse.

—Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo –, disse a cantora.

A cantora  Ivete Sangalo foi surpreendida pela fala de Baby e rebateu o discurso da artista

— Eu vou macetar o apocalipse –, disse, em referência a um dos seus hits.

*

Em rede social, após a repercussão do diálogo no trio elétrico, a mulher do imbrochável Jair Bolsonaro (PL) disse que o fim dos tempos previsto na Bíblia "acontecerá, você acreditando ou não".

ORGULHO

Marcelo Adnet: Samba improvisado viraliza e bate 1,4 milhão de visualisações


Marcelo Adnet é mesmo F.... O humorista mostrou a riqueza de sua criatividade quando participava de um programa e explicava o processo de criação de um samba-enredo.  Para facilitar o entendimento, Adnet sugeriu aos participantes que escolhessem um tema para que ele desenvolvesse o samba ali na hora. Foram na canela dele e sugeriram "paralelepípedo", um tema pra lá de difícil. Mas não para ele que criou na hora o Samba do Paralelepípedo. O improviso aconteceu durante a participação do humorista no podcast Glorioso Connection, no episódio que foi ao ar na sexta.  O vídeo publicado no X já acumula mais de 1,4 milhão de visualizações na tarde deste sábado (10).

VERGONHA

Victor: Quem esse" jornalista" que ouviu o galo cantar e não sabia onde?

A cobertura do carnaval da  Globo deixou a desejar.  A decisão da emissora de trocar repórteres por atores e influenciadores causou um desastre. Houve de tudo, menos jornalismo pois os caras que se acham jornalistas não sabem de nada. No desfile da Porto da Pedra passaram batido o nem souberam do carro que atropelou uma mulher na concentração, da alegoria que despencou em frente aos jurados ou do enorme buraco que se formou durante a apresentação da escola de São Gonçalo, só para citar um exemplo. A  Globo passou vergonha na avenida neste ano. Sua transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo foi massacrada nas redes sociais e na imprensa

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes