Ir para o conteúdo

Dito & Feito: OMAR AZIZ PEITA PACHECO

“Me tipifique o que é matar 30 mil inocentes em Gaza e quantos terroristas foram mortos ou presos por esse pelo governo sionista de Israel?”

Charge de Mário Adolfo.

O posicionamento do senador Omar Aziz (PSD_AM) durante a  sessão desta terça-feira (20) no senado, foi uma atitude de coragem, paras não dizer no popular, de “macho”.

Com um raciocínio lógico, sem paixões e analisando os fatos como eles de fato aconteceram e subindo o tom de voz quando necessário,  Aziz peitou o presidente da Casa que havia cobrado que que Lula deveria se retratar por ter comparado o conflito na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Omar respondeu que vinha a Casa, pela delicadeza do tem, vinha se mantendo em silêncio sobre o assunto, mas Pacheco trouxe à tona. Dito isso, o senador do Amazonas arregaçou:

— Vossa excelência [Rodrigo Pacheco] poderia me tipificar o que está acontecendo lá [na Faixa de Gaza], com a morte de 10 mil crianças e mulheres, e até agora, quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo governo sionista de Israel? –, questionou Aziz, citando mais uma ação desumana do governo de Israel.

—  Tiraram 1 milhão de palestinos (de Gaza), dizendo 'vocês saiam daqui, vão pro gueto'. Me tipifique o que é isso –, perguntou a Pacheco.

“Não confunda o povo judeu...

Repetindo que o “Hamas” é um grupo terrorista”, Omar advertiu que Lula não criticou o povo judeu, mas sim os ataques promovidos pelo governo de Benjamin Netanyahu. E disse que  Pacheco não pode confundir  judeus com o governo de Benjamin Netanyahu.

... Com o governo sionista de Israel!

— O povo judeu é uma  é uma coisa. Não confunda  o povo judeu com esse governo de direita,  sionista de Israel. Não confunda!  Ao povo judeu toda o nosso respeito e a nossa  solidariedade com o que aconteceu.

Quem fez o Hamas e a Al-Qaed?

O senador voltou a cobrar de Pacheco para o senador  tipificar o que está acontecendo lá em Gaza hoje, mas o presidente da Casa permaneceu calado.

— Me tipifique o que é matar 30 mil inocentes (em Gaza) e quantos terroristas foram mortos com esses ataques? – repetiu, para avisar logo em seguida.

*

— Depois eu vou voltar a falar sobre esse assunto e vou lhe colocar lhe colocar quem foi quem foi que fez a Al-Qaed, o  Hamas, pra acontecer o que  está acontecendo hoje, quem é que está por trás de tudo isso!

Bolsonaro abraçou nazista

Vou falar como filho de palestino mas que foi solidário ao povo judeu, quando o governo anterior recebeu uma  nazista às escondidas!

... E ninguém ficou histérico!

— Mas não vi  senador, deputado, ministro  do governo anterior ficar histérico! –, detonou Omar, lembrando que a Federação Israelita lhe mandou uma parabenização  porque eu ele se posicionei.

Queridinha do nazismo

Omar se referia ao encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro com a deputada Beatriz von Storch, da ultradireita alemã, em 2021

No Brasil morreram 700 mil

Omar foi ainda mais fundo ao lembrar que algo tão grave, como vem acontecendo em Gaza, aconteceu no Brasil, onde morreram 700 mil pessoas (na pandemia da Covid 19)

— E eu mão vi nenhum histerismo na Internet por parte da direita, por parte de alguns e nem  por parte dessa casa.

Vão pro gueto!

Para deixar claro a barbárie que vem acontecendo em Gaza, Aziz lembrou a Pacheco que, antes dos ataques, o governo de Netanyahu retirou

1 milhão de palestinos de Gaza, dizendo ‘vocês saiam daqui, vão pro gueto’. Me tipifique o que é isso? –, disse.

Ratada de Braga

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) cometeu erro durante discurso de despedida do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e senador Flávio Dino, que deixou o cargo no parlamento nesta terça-feira (20/02) para assumir a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal essa semana.

Cidadão do Amazonas, eu?

Eduardo Braga com o quase Cidadão do Amazonas, Flavio Dino

Em sua fala, o senador disse que Flávio Dino recentemente havia recebido título de cidadão amazonense da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

*

— Quero cumprimentar o meu colega senador pelo estado do Maranhão mas também representando o meu querido Amazonas. Porque recentemente recebeu o título de cidadão amazonense pela nossa querida Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) –, declarou Eduardo Braga no discurso no Senado.

Falha nossa!

Só teve um probleminha.

O título foi de cidadania Itacoatiarense entregue pela Câmara da Cidade, por propositura  da vereadora Cheila Moreira (PT), que é suplente do Omar Aziz (PSD).

Ops! Isso acontece...

Isso acontece nos melhores parlamentos do mundo.

Só não se sabe  como aconteceu, porque o próprio senador  participou da solenidade que concedeu o título a Flávio Dino, em novembro do ano passado.

Anaconda verde

Uma equipe de cientistas internacionais, incluindo o apresentador de TV e biólogo Freek Vonk, fez uma descoberta na Amazônia: a maior cobra do mundo já registrada: A anaconda verde.

*

A nova espécie de sucuri, batizada de Eunectes beniensis, mede quase oito metros de comprimento e pesa cerca de 200 quilos, superando a anaconda-verde (Eunectes murinus) como a maior serpente do planeta.

Anaconda verde, com 8 metros, foi encontrada na Amazônia

Serpente de 8 Metros

Até ao momento, apenas uma espécie de sucuri-verde havia sido reconhecida na Amazônia, e seu tamanho chegava a, no máximo, sete metros de comprimento.

A nova espécie de sucuri-verde (também chamada de anaconda verde) foi demonstrada pelo apresentador de TV professor Freek Vonk, que estava acompanhado de um grupo de cientistas, para uma nova série sobre vida selvagem

É um monstro

A cobra é tão grossa quanto um pneu de um carro e tem uma cabeça do tamanho da de um ser humano, informaram os pesquisadores.

— Ela é como um monstro, parece um ser mitológico –, afirmou o professor, que também é cientista.

Te cuida, Totó!

Idealizadora dos Castramóveis, a deputada estadual Joana Darc (UB) anunciou o funcionamento integral das três Unidades de Castração do Amazonas, nesta quarta-feira (21/2).

A castração para  cães e gatos previamente agendados. As ações são realizadas pela Sema, do Governo do Estado.

*

— A castração é muito importante porque beneficia tanto os pets e seus tutores, como também toda a população, uma vez que reduz o número de animais abandonados nas ruas da cidade —, garante La Darc.

.

Então tá!

O  ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que só descobriu que tinha um cofre em sua casa após uma operação da PF.

Bolsonaro diz que não sabia sobre o cofre porque a casa era alugada. Ele foi entrevistado pela CBN Recife na manhã desta quarta-feira

Então tá, 2

Ex-presidente diz que R$ 800 mil enviados ao exterior são de sua poupança.

O objetivo da transferência, segundo investigação da PF, seria se manter em solo americano enquanto uma tentativa de golpe de Estado se desdobrava no Brasil.

Millei expulsa brasileiros

A cada dia que passa, Javier Milei vai mostrando a sua cara de fascista, arrogante e cruel.

Ele agora está usando  tese da ditadura para expulsar brasileiros da Argentina.

*

A “xerox” de Bolsonaro  acaba de dar uma ordem para que que o  governo passe a restringir o acesso de estrangeiros, depois de décadas de uma abertura que levou milhares de brasileiros a se instalarem no país.

Insensatez

Ao menos 10 mil brasileiros são universitários na Argentina, numa comunidade de 90 mil residentes, aproximadamente, segundo dados do Itamaraty de 2022.

Quanta insensatez, hein?

ÚLTIMA HORA

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO – Homem mais alto do mundo se encontra com a menor mulher do planeta

Altos e baixos: Sultan é o mais alto do mundo, e Jyoti a menor

O turco Sultan é um dos únicos 10 casos confirmados na história de alguém que cresce mais de 2,5 metros. Já Jyoti, que nasceu na Índia, tem altura menor que a média de uma criança de 2 anos. Os dois conquistaram seus títulos em 2011 no Guinness World Records.

A jovem Jyoti, sofre da doença acondroplasia, uma forma de nanismo que fez com que seu crescimento parasse na altura atual. O tamanho de Sultan se deve a um tumor que o levou a desenvolver uma condição médica chamada gigantismo hipofisário. Segundo ele, o crescimento desenfreado, aconteceu após os 10 anos.

*

A dupla se conheceu em 2018 após um convite do Ministério da Cultura e Turismo do Egito para visitar vários locais históricos do país africano. No Egito, eles visitaram cartões-postais antes de participar de conferência no Fairmont Nile City Hotel, no Cairo.

ORGULHO

Nesta quarta-feira (21/2), é celebrado o Dia Internacional da Língua Materna, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de ressaltar a importância da diversidade linguística. No Brasil, além do português, existem mais de 200 línguas indígenas. Portanto, com o objetivo de preservar esse aspecto cultural e incentivar a fala da língua materna, duas pesquisadoras e dois estudantes desenvolveram um teclado especial para povos originários, conhecido como Linklado. A iniciativa surgiu em 2022, como uma resposta às dificuldades enfrentadas na escrita das línguas indígenas em plataformas digitais. O projeto foi desenvolvido em parceria com as pesquisadoras Noemia Ishikawa e Ana Carla Bruno, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e os estudantes Samuel Minev Benzecry e Juliano Portela.

VERGONHA

Roubo de armas: militares poderão ser sentenciados a até 50 anos de prisão posteriormente expulsos do Exército.

Polícia Militar finalizou a investigação do roubo de 21 metralhadoras do Arsenal de Guerra São Paulo (AGSP) em 2023. Como resultado, cinco militares e três civis foram indiciados. Dezoito das armas roubadas foram recuperadas, enquanto duas ainda estão sendo procuradas. Se condenados, os militares poderão ser sentenciados a até 50 anos de prisão cada um e serem posteriormente expulsos do Exército. O CMSE não confirmou se os militares indiciados foram afastados ou se continuam trabalhando. Os civis também podem ser responsabilizados criminalmente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes