Ir para o conteúdo

Causou estranheza a ausência do vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB) no palanque da Convenção do PSDB, no sábado (4). Não precisa ser nenhum repórter investigativo para observar que ali havia um grave problema de bastidores. E rapidamente, como um rastilho de pólvora, se desencadeou a notícia de que o pau tinha cantado no ninho tucano, na disputa pelo cargo de vice do Omar, que acabou indo para o colo do filho do prefeito, Arthur Bisneto. 

Rotta não teria gostado de ser preterido e teria chutado o pau da barraca. Até aí, tudo bem. Mas o que levaria Marcos Rotta a voar pra o ninho de Amazonino, já que não pode mais ser candidato a vice, devido à janela partidária? A pergunta que não quer calar é: que  estranho mistério é esse que já levou Alfredo Nascimento (PR), Rebecca Garcia (PP), Wilker Barreto (PHS) e agora Rotta? Pelos belos olhos do Negão, com certeza, não é.

Uma lição por dia

Rotta deixou o PMDB para rezar na cartilha do prefeito Arthur Virgílio (PSDB) e, no aniversário de 40 anos do prefeito e aliado declarou que todo dia aprendia uma lição política com o líder tucano.

Não soube esperar

Mas parece que não aprendeu e pode estar cometendo o mesmo erro de Hissa Abrahão (PDT), que rompeu com Arthur quando tinha tudo para ser o futuro prefeito de Manaus. Em uma entrevista Arthur disse que, em 2020, “se estiver disponível, ninguém tira essa Prefeitura do Marcos Rotta” .

X

Parece que estava prevendo que até lá, Rotta poderia não “estar disponível”.

Aonde você for eu vou

No dia 13 de julho, data em que o prefeito Arthur Neto (PSDB) comemorou seus 40 anos de vida pública, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS) afirmou que para onde Arthur fosse ele iria junto.

Adeus tucanos

Quase um mês depois as coisas mudaram. Com tudo certo para o PHS compor a chapa encabeçada por Omar Aziz (PSD) e Arthur Bisneto (PSDB), “aos 45 do segundo tempo”, a sigla abandonou o barco e se bandeou para o lado de Amazonino Mendes (PDT).

No último dia

A convenção do PHS estava marcada para o sábado (4), mesmo dia da homologação da aliança Omar-Bisneto, mas por conta da mudança de rumo, a sigla remarcou o evento para o domingo (5), que inclusive teve a participação de Amazonino Mendes.

Boa noite e boa sorte

Depois desse vendaval, coube ao prefeito Arthur Virgílio, que sempre tem uma frase sábia para cada situação, desejar boa sorte aos aliados que o traíram. E buscar uma frase de seu velho pai, o senador Arthur Virgílio Filho para a traduzir o seu sentimento.

X

“Meu velho pai dizia o seguinte. Na política, em determinados momentos, o melhor movimento é ficar parado. Como eu estou agora”, disse.

Até tu, Bi?

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (PSDB) viajou em gozo de férias. Garcia curte suas férias em dois períodos. Um no início e outro no meio do ano. Antes de viajar reuniu o secretariado e anunciou que na volta irá anunciar oficialmente quais serão os seus candidatos ao governo do Estado, a Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado da República.

X

Porém, não é mais segredo em Parintins que a tendência de Bi Garcia é apoiar a reeleição do atual governador.

Climão

Amazonino, por sinal, participou da convenção de todos os partidos que fazem parte do seu arco de aliança. Um deles, o PR, do deputado estadual Sabá Reis, que é seu ferrenho opositor na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Dizem que por lá rolou o maior “climão”.

O imbróglio

Vale lembrar que esse imbróglio de colocar dois opositores numa mesma chapa foi criado pelo deputado federal e pré-candidato ao senado Alfredo Nascimento, presidente do PR no Amazonas. Ele esteve alinhado com Omar nos últimos anos, mas neste pleito, decidiu voltar para os braços do seu pai político.

Alça de mira

O comentário ontem pela manhã é que o deputado parintinense Sabá Reis (PR) está na alça de mira do palácio da compensa.

X

Um político conterrâneo seu teria sido escalado para orquestrar, com apoio de gente graúda, uma campanha para desconstruir a imagem de oposição do parlamentar.

Marcelo abraçou Amazonino em nítido clima de constrangimento

Óleo de Peroba

E o Marcelo Ramos, hein? Anos atrás afirmou em entrevista que o povo não perdoaria políticos que criticam opositores e depois se aliam a eles. “É como se amanhã, por algum motivo do destino, eu virasse defensor ferrenho do Amazonino. As pessoas não entenderiam. Seria uma ruptura com a trajetória de coerência que eu tenho”, disse Marcelo, num vídeo gravado em 2014.

Rasgou a biografia

Ontem, circulou nas redes sociais o vídeo do passado e uma foto do presente, onde Marcelo Ramos aparece abraçado com o Negão. Mais uma vez, o próprio Ramos rasga a sua biografia.

Constrangimento

Mas uma coisa foi nítida. Marcelo visivelmente desconfortável ao lado de Amazonino. O abraço no governador foi tímido e cheio de vergonha.

Quem te conhece…

Aliás, o ex-deputado estadual já fez isso duas vezes em menos de um ano. Na eleição suplementar de 2017, foi vice de Eduardo Braga (MDM), a quem um dia mandou se ajoelhar no milho.

…que te compre!

E agora está ao lado de Amazonino, a quem criticava duramente quando foi vereador de Manaus.

Picolé de xuxu baré

Entre os principais postulantes ao cargo de governador do Amazonas nestas eleições, sem dúvidas, o que tem o pior vice é David Almeida (PSB). Nada contra Jorge Guimarães, que é um militante fiel do PT, mas ele não tem expressão no cenário político, nem na mídia e muito menos atraí eleitores.

Destaque no Japão

O projeto “Sementes da Vida”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em parceria com o Instituto Sokka Gakkai Internacional (SGI) foi destaque no jornal japonês “Seikyo Shimbun”, que tem circulação de mais de cinco milhões de exemplares.

X

O projeto faz o plantio de uma muda para cada criança que nasce da Maternidade Municipal Moura Tapajós, localizada no bairro da Compensa, em Manaus.

Carona no Barbosão

Joaquim Barbosa não está gostando “nadica de nada”  de ser citado toda hora por Bolsonaro. Na “Central de Notícia”, da GloboNews, o candidato a presidente insiste na tecla de que o ex-ministro do STF o citou como um “bom exemplo” de político que não se envolveu em corrupção no Mensalão.

O risco Bolsonaro

No entanto, para quem não tem memória,  uma coluna de Lauro Jardim no Globo, de 8 de maio de 2018, mostra que o ex-juiz do Supremo o vê como ameaça nacional:

“Barbosa não vai entrar na corrida eleitoral, mas está preocupado com o futuro do Brasil. Vê três riscos no horizonte: Primeiro, o (Jair) Bolsonaro”.

Ameaça nº 1

O ex-presidente do STF acha possível que Bolsonaro se eleja. Logo, Bolsonaro é a ameaça número um do Brasil para Joaquim Barbosa.

EM ALTA

A ideia da Lego, indústria de brinquedos inteligentes que vai transformar o ensino de Braille em brincadeira. É o que vai acontecer com as peças da Lego criadas para alfabetizar pessoas com deficiência visual. As peças do jogo terão o alfabeto em Braille, de um lado e do outro, as letras estarão pintadas com tinta para que crianças visuais possam interagir com as que têm deficiência visual.

EM BAIXA

As  cenas de pancadaria registradas no domingo, na saída do candidato do PSB ao governo, David Almeida, que teve sua equipe agredida por petistas. Na democracia, questões políticas são decididas em assembleias, com ideias e argumentos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes