Ir para o conteúdo

Dito & Feito – O Globo diz que ZFM é “uma fraude amazônica”

As investidas contra a Zona Franca de Manaus nunca deixaram de existir ao longo dos 50 anos de existência do projeto de desenvolvimento. Mas, agora, parece que elas vieram com mais intensidade.

Em editorial com o título “Uma fraude Amazônica”, em sua edição do dia 04, segunda-feira, O Globo acusa que a Zona Franca de Manaus tem 3.348 empresas suspeitas de simular negócios para lucrar com isenção fiscal e até algoritmo clandestino para liberar produto da fiscalização. 

“Endereço da fraude”

Em determinado trecho da opinão, o jornal dos Marinho afirma que o Distrito Industrial, CEP 69075-830, Manaus é o endereço onde “há sete anos ocorre uma grande fraude com dinheiro público.

X

O editorial garante que 3.348 empresas locais estão sob suspeita de simular operações de importação de mercadorias com isenções fiscais da União e do Estado do Amazonas. 

Empresas fantasmas 

O Globo acusa ainda que muitas já identificadas não têm atividade real, só existem no papel e estão vinculadas a outras.

“Registros de pessoas jurídicas em “camadas” servem para ocultar os donos”, acusa.

Mais grave

O Globo bateu pesado, ao dizer no editorial que o “caso pode ser mais abrangente”.Isto porque cruzamentos de dados federais e estaduais revelaram que, nos últimos sete anos, 82.013 empresas receberam isenções fiscais em volumes incompatíveis com sua capacidade operacional.

Têtas do erário

De acordo com O Globo, “das beneficiárias, 55.298 estão registradas como fornecedoras e outras 26.715 como destinatárias em negócios dissimulados, ajustados apenas para lucrar em cima do erário, de acordo com o tribunal de contas e o Ministério Público”.

Na gaveta

Na origem da investigação está uma dúzia de relatórios de auditoria interna da Suframa, agência responsável pela Zona Franca.Eles foram produzidos a partir de 2007 e ficaram engavetados.

Mistérios

Outro mistério está no estoque de 1,3 milhão de notas fiscais que a Suframa acumulou, sem conferir, nos últimos 11 anos.

Muito estranho

É muito estranho que esses ataques começam a surgir, em enxurrada, depois que o presidente Michel Temer decidiu editar um que reduz os incentivos fiscais de empresas instaladas na Zona Franca.

E ninguém faz nada?

E aí, meu povo? Não está na hora dos governantes, senhores da bancada do Amazonas no Congresso e lideranças empresariais se unirem e darem uma resposta a essas graves acusações?

Pau puro

No mês passado foi a “Folha de S. Paulo” que detonou a Zona Franca. Publicou na capa que há pelo menos 36 casos de empresas cujos sócios e diretores também recebem dinheiro público do Bolsa Família, destinado aos pobres.

Dá-lhe, Sarafa!

A bem da verdade, só o deputado Serafim Corrêa (PDB) ocupou a tribuna para esboçar uma reação aos ataques dos paulistas.No mais, foi silêncio total.

Barba, cabelo e…

No Brasil da criminalidade, os assaltantes estão ficando cada vez mais ousados.Um deles demonstrou isso em Janaúba, no Norte de Minas. Ele foi tranquilamente a uma barbearia como cliente comum, dizendo que queria cortar o cabelo. Depois do corte, o homem conferiu no espelho “como ficou a aparência”.

… assalto!

Na sequência, em vez de pagar pelo serviço, sacou o revólver e anunciou o assalto. O fato aconteceu na tarde dessa terça-feira, 05, no Bairro Santo Antônio, perto do Centro da cidade.

Birrento

Serafim Corrêa (PSB) disse que é “birra” a postura do governador Amazonino Mendes (PDT) de estabelecer entraves para a execução das emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares da Assembleia.

Olha o prazo!

Sarafa alerta para a aproximação do prazo final de 7 de julho, determinado pela Justiça Eleitoral, para a execução de convênios, que inclui as emendas impositivas de autoria dos deputados.

Medida Esdrúxula

Em tempos de desemprego alto — coisa de 14 milhões no país — e de inadimplência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foi pior a emenda

Talvez o STJ consiga melhor o trânsito nas grandes cidades com a decisão de suspender a CNH. Mas, provavelmente, não atinja o objetivo de satisfazer o credor.

EM ALTA

A supermodel Gisele Bündchen lançou um desafio no Dia Mundial do Meio Ambiente, pelas redes sociais. O objetivo da campanha é convencer as pessoas a substituírem plásticos por itens reutilizáveis. “Se não pararmos com a poluição plástica agora, em 2050 teremos mais plástico que peixes no oceano”. Marquem alguém com a hashtag #AcabecomaPoluiçãoPlástica.

EM BAIXA

A triste realidade do Brasil, revelada no atlas da Violência de 2018. No ano em que o País registrou o recorde de homicídios, atingindo 62.517 mortes em 2016, a violência se abateu principalmente, e novamente, sobre negros e jovens. A taxa de homicídios de negros (pretos e pardos) no Brasil foi de 40,2, enquanto a de não negros (brancos, amarelos e indígenas) ficou em 16 por 100 mil habitantes.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes