Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Nada é para sempre. Nem mandatos políticos

A primeira sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após a eleição de domingo, foi marcada por uma mistura de alegria,  tristeza, muitos abraços e palavras de encorajamento entre os parlamentares.

Ao todo, 12 deputados que fazem parte da atual legislatura não participarão dos debates do parlamento estadual a partir do ano que vem. Na política, como na vida, nada é para sempre. Existe o tempo de plantar e o tempo de colher. Tempo de chegar e o tempo de partir.

Colheita

O deputado David Almeida, por exemplo, acredita que plantou para colher num futuro muito próximo. Numa avaliação de sua participação no pleito deste ano, o ex-candidato ao governo do Amazonas afirmou que não tem dúvidas que sai fortalecido destas eleições.

X

“Em 2014 tive 24 mil votos para deputado estadual, neste ano tive 417 mil. Saio maior do que entrei”, avaliou.

Cuidando da família

David reiterou que ficará neutro neste segundo turno. O presidente da Assembleia Legislativa anunciou que vai aproveitar para estar com a família, uma vez que sua esposa está em São Paulo em tratamento contra um câncer.

Vida que segue

Derrotado nas urnas, o deputado Sabá Reis (PR) subiu à tribuna da Aleam e exibiu um vídeo com o poema “Recomece”, de Bráulio Bessa. Visivelmente emocionado, Sabá disse que sentirá saudade do dia a dia da Aleam, mas que a “vida segue”.

Começar de novo

Sabá Reis admitiu que vai deixar o parlamento com muita saudade do dia a dia na tribuna, dos debates, mas vai continuar na vida pública porque acredita que ainda pode servir ao Estado. “Se tudo deu certo é Deus. Se não deu é Deus também”, disse.

Furacão Castro

Embora não tenha sido eleito, o candidato ao senado Luiz Castro (Rede) pode se considerar um vitorioso. Teve uma votação história e durante algumas horas deu o maior susto no senador Eduardo Braga (MDB) que só conseguiu virar o jogo na reta final da apuração.

Votação histórica

Castro teve uma votação histórica,  com 581.553 votos. Isso numa campanha sem recursos, sem tempo de TV, e tendo enfrentado problemas de saúde – sofreu um infarto –, que o afastaram da última semana das atividades de rua.

Ética e transparência

Em pronunciamento, da tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, o deputado agradeceu à população amazonense. “É uma honra receber uma votação tão expressiva, que revela a confiança do povo amazonense à nossa trajetória política ética e transparência”, disse o parlamentar.

Clube da Luluzinha

Alessandra Campêlo (MDB), até então única mulher no parlamento estadual, a partir do próximo ano terá a companhia de mais três colegas no plenário – Mayara (PP), Joana D´Árc (PR), Therezinha Ruiz (PSDB), eleitas para uma cadeira na Assembleia.

Vizinhas

As deputadas e já se articulam  para que todas sentem próximas no plenário Ruy Araújo. “Seria legal que sentássemos próximas, mas o deputado Dermilson (Chagas) precisa concordar em se mudar”, disse, La Campêlo.

Sonho acabou

A eleição para o Senado Federal deixou fora do Congresso políticos de renome. Entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), que ficou em quarto lugar na disputa; o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Quem também não conseguiu retornar foi o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), ex-senador e aposta do partido para reforçar a bancada. Também o excelente  senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-ministro da Educação morreu na praia.

X

O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE), ex-ministro da Educação.

Bye, bye Lindbergh

A eleição do Rio de Janeiro foi a que causou maior desfalque no senado. Foram derrotados os senadores Lindbergh Faria (PT) e Eduardo Lopes (PRB), além dos deputados federais Miro Teixeira (Rede) e Chico Alencar (PSOL).

Por aqui

No Amazonas, a combativa senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) também não retorna ao Senado. E o sonho de retorno do deputado Alfredo Nascimento (PR) amém foi pelo ralo.

Tchau, desembargadora!

Por unanimidade, o plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou ontem à tarde desta terça-feira (9), o afastamento das funções da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges do TJMS  e, também, da presidência do TRE-MS.

Meu filho, meu tesouro

Ela foi denunciada por usar carro oficial e escolta para buscar o filho Breno Fernando Solon Borges, acusado de tráfico de drogas e posse ilegal de arma fogo, no presídio de Três Lagoas, e interná-lo em clínica psiquiátrica.

Babita continua

No final do processo,  a punição a ser aplicada contra a desembargadora pode ser advertência, remoção ou até aposentadoria compulsória. Mas, até lá, a magistrada continua a receber salário.

EM ALTA

A doação de órgãos aumentou no Brasil e o país deve bater recorde no número de transplantes este ano. As doações de órgãos, tecidos e células subiram de 1.653 para 1.765 no primeiro semestre de 2018 em comparação com primeiro semestre de 2017. O crescimento foi de 7% no número de doadores efetivos, de acordo com Ministério da Saúde.

EM BAIXA

Um total de 1.285 urnas em todo o país precisaram ser substituídas, porque apresentaram algum tipo de defeito. O total de urnas eletrônicas é de 454.493 em todo o país. Portanto, o percentual com problemas é de 0,25%. Uma seção eleitoral em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, precisou adotar a votação manual, em urna de lona.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes