Ir para o conteúdo

Dito & Feito: MANAUS NA MIRA

PF começa a prender quem bancou acampamentos em frente aos quartéis do Exército após as eleições de outubro de 2022

Charge de Mário Adolfo

Em mais uma investida contra os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, a Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 29, três acusados de financiar o acampamento bolsonarista em frente ao quartel do Exército, em Brasília. Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita são sócios em empresas do setor atacadista e já foram alvos das duas CPIs que apuraram os ataques.

Dois empresários foram presos na 25º fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos.

Estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo STF. As ações ocorrem no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Tocantins, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, no Espírito Santo e Distrito Federal.

Barbas de molho

Mas também deverão chegar a todos os estados onde houve acampamentos em frente aos quarteis, inclusive ao Amazonas.

Nesta 25ª fase, a PF mira em financiadores, principalmente quem bancou esses acampamentos em frente aos quartéis do Exército após as eleições de outubro de 2022.

*

Portanto, empresários e varejistas de Manaus que bancaram os acampamentos, melhor colocar as barbas de molho.

Capitão do ódio


Ao expedir a ordem de prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o parlamentar, aliado de Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para incitar o ódio e a violência contra as instituições. As informações são de  O Globo.

Capitão Assunção: destilou o ódio e ataques homofóbicos

Abusado

Embora estivesse proibido de utilizar as redes sociais, Capitão Assumção, oficial da reserva da PM capixaba, manteve as atividades no TikTok e no Kwai.

A prisão de Assunção foi solicitada pelo Ministério Público do Espírito Santo.

Retirou tornozeleira

Após uma ação da PF, em dezembro de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Assumção utilizasse tornozeleira eletrônica e o proibiu de usar redes sociais e de deixar o estado do Espírito Santo.

*

Em 7 de fevereiro, no entanto, ele desafiou Moraes, retirando o equipamento de monitoramento na tribuna da Assembleia Legislativa e referindo-se à tornozeleira como “porcaria que não serve para nada”.

Menos Tarcísio, menos...

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), disse ex-presidente é uma “liderança incontestável” e que possui uma capacidade de mobilização que hoje ninguém no Brasil possui, “nem o próprio presidente da República”.

Perguntar não ofende

Ué, então se  é  assim, por que Jair não ganhou a eleição em 2022?

Mais um viaduto

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta quinta-feira (29),  ordem de serviço para início das obras de construção do novo viaduto na rua Rio Preto, que vai interligar as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Torres), entre as zonas Leste e Centro-Sul da capital.

*

O projeto do novo viaduto – que será entregue em um a no e seis meses –,  prevê investimento de R$ 58 milhões, com recursos próprios da prefeitura.

Saída pelo Mindu. Por que não?

E por tocar no assunto, uma pergunta que é pertinente e, como toda pergunta, necessita de uma resposta.

Por que apenas o condomínio de luxo, Ephigênio Salles, tem saída para a Avenida da Torres, quando existe outros dois na mesma avenida – Green Wood e Vila Rica que  reivindicam também esse direito e nunca conseguem?

Seria uma mão da roda

Explica-se: com a saída para a Avenida das Tores que precisa sair com mais urgência de casa tem esse opção para evitar o transtorno do engarrafamento da Efigênio Salles. Quem mora naquela área sabe o quanto que é complicado sair de casa.

*

Principalmente nas primeira horas da manhã ou depois das 17h, quando o  intenso fluxo de veículos vindo do Polo Industrial de Manaus (PIM), via avenida Rodrigo Octávio,  trava completamente o trânsito.

O governador agradece

Isso não é difícil de fazer, basta estender uma pequena ponte sobre o igarapé do Mindu como fizeram na saída do condomínio Efigênio.

Seria um   direito dos moradores do Green Wood e Vila Rica onde, inclusive, reside o governador Wilson Lima.

Matou os pais...

Condenada por encomendar o assassinato dos pais, Suzane Louise Magnani Muniz, de 40 anos, conhecida como Suzane von Richthofen, voltou a cursar direito nessa quarta-feira (25).

Matriculada na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, ela retomou o curso um mês após dar à luz ao primeiro filho.

Suzane von Richthofen: de volta à faculdade para cursar Direito

...E foi pra Faculdade!

A ex-presidiária estuda no turno matutino e faltou a primeira semana de aula.

Segundo os colegas de classe, Suzane estava evitando participar das apresentações nas quais os alunos costumam dizer o nome e o motivo de terem escolhido direito.

Nova Lei Eleitoral

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) deve apresentar o seu relatório para o Código Eleitoral na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

*

O novo Código Eleitoral irá consolidar as leis eleitorais em somente um texto.

Até o momento, são 898 artigos sobre eleições e gestão de partidos.

Workshop de Saneamento Básico

Nesta segunda-feira (04/03), o Governo do Estado realiza o 1º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico no Amazonas, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro de Manaus. O evento, segundo o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, discutirá as estratégias e ações para a universalização dos serviços no Amazonas, no prazo previsto pelo Marco Legal do Saneamento, ou seja, até 2033. A principal proposta que será discutida no evento, disse ele, é a criação da Microrregião de Água e Esgoto. A implantação da Microrregião é condição fundamental para que os municípios possam avançar nessa questão.

ÚLTIMA HORA

ALEXANDRE DE MORAES – “Só para lembrar, em  Nárnia não há democracia, porque Aslan,  o leão, é  o rei”

Nesta quinta-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ironizou uma crítica que foi lida sobre ele durante uma sessão. Ele se manifestou após ouvir uma citação lida pelo ministro Raul Araújo. Moraes rebateu uma crítica do economista Rodrigo Constantino sobre o jornalista Fábio Piperno. A fala do presidente do TSE ocorreu durante o julgamento de uma representação apresentada pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Constantino e a rádio Jovem Pan.

— O Piperno vive no mundo da Lua -,  quem está dizendo é o Constantino, não sou eu  – Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia —, disse o ministro  Araújo.

*

Foi então que Moraes frisou que no mundo fictício do livro As Crônicas de Nárnia criado pelo escritor C. S. Lewis não existe democracia, visto que o reino é regido pelo leão Aslan.

— Gostaria só de lembrar que em Nárnia não há democracia, porque Aslan, que é o leão, que é o rei. Só para recordar ao agressor – disse o presidente do TSE.

ORGULHO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou nesta quinta-feira (29) que o gênero musical choro tornou-se o 53º Patrimônio Cultural Imaterial do país. A iniciativa partiu do Clube do Choro de Brasília, e foi acolhida e aprovada em uma reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, recebendo a aprovação unânime dos 22 conselheiros. O choro é um ritmo musical nascido em terras brasileiras, surgindo por volta de 1870. Joaquim Callado, um maestro e compositor brasileiro, é considerado um dos precursores do gênero com o lançamento da música “Flor Amorosa”. O movimento se fortaleceu com artistas como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha que vieram a se consolidar como grandes nomes do choro.

VERGONHA

O pastor bolsonarista Silas Malafaia, responsável pela organização do ato de apoio a Jair Bolsonaro (PL), realizado neste domingo (25) na Avenida Paulista (SP), reagiu com virulência ao afastamento dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante o discurso em que desferiu ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro da Corte Alexandre de Moraes.

— Cambada de frouxos, covardes e X9. São caras que estão ali, mas não estarão ali. Eles desceram porque são frouxos. Deixo aqui o registro do meu respeito ao Tarcísio [governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos)], porque não compactuou com a molecagem! –, disse Malafaia à coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles. Aliados de Tarcísio, porém, teriam dito que o governador paulista demonstrou incômodo com o teor do discurso proferido por Malafaia.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes