Ir para o conteúdo

O secretário de Educação Lourenço Braga, na última hora resolveu evitar o caldeirão da Assembleia Legislativa, onde os professores aguardavam as justificativas para o Governo do Estado reusar o reajuste de 30% reivindicado pela categoria.

Lourenço pensou bem e cismou. Antes de sair de casa, perguntou como andava o clima por lá e foi informado que manifestantes, ligados aos grupos grevistas,” hostilizaram os servidores da SEDUC que compareceram ao local para acompanhar a sessão e muitos tiveram que sair do local sob a escolta do efetivo da Polícia Militar”. De posse da informação, o secretário quis ouvir a opinião da cúpula da PM, que trabalhava na segurança da sessão.

Prudência

E, segundo ofício enviado à Aleam, os oficiais aconselharam que o mais prudente seria o secretário não dar o ar de sua graça, sob pena de ser hostilizado também. Foi o que ele fez. Afinal, Prudência e calda de galinha não fazem mal a ninguém.

Me chama que eu vou

No documento que enviou ao presidente da Aleam, deputado David Almeida, Lourenço Braga disse lamentar o ocorrido.

E  reiterou a disposição para mostrar, aos parlamentares, todos os números da proposta apresentada aos servidores da educação, “desde que o ambiente ofereça garantias de segurança”.

— A SEDUC afirma que está aberta às negociações e em nenhum momento fechou o canal de conversação com a categoria –, reforça.

Na boa

Os servidores da Seduc, no entanto, garantem que não houve hostilização, apenas estavam  lutando por seus direitos, gritando palavras de ordem e aguardando o que o secretário teria para dizer.

Queda de braço

Mas, diante da atitude do secretário Lourenço, eles também resolveram endurecer a queda de braço. Ontem mesmo, o  coordenador financeiro da Associação Movimento de Luta dos Professores de Manaus (Asprom Sindical), Lambert Melo, avisou que a greve só vai parar quando os professores tiverem aumento real de salarial.

Quem avisa…

Eles reivindicam um aumento de 35% . Isto é, a reposição salarial da inflação, de 28 %, e mais 7 % de aumento real. E acreditam que seu movimento é justo.

— Caso o governo não nos faça uma proposta digna e decente, a categoria já declarou que ficará em greve por tempo indeterminado –, deixaram claro.

Vaiado 

O deputado Josué Neto (PSD) foi vaiado pelos professores da rede pública de ensino durante a audiência pública na Aleam, ontem (3).

Eu largo tudo!

Mas reagiu dizendo que não passam de boatos as acusações de que eles esteja contra o reajuste dos funcionários da Seduc.

— Eu entrego o meu mandato se tiver feito algo de errado!

Habemus babita!

Por outro lado, o deputado Serafim Corrêa (PSB) foi aplaudido pelos professors.

E por um motive. Eles ficaram eufóricos com informação de que  entrou mais dinheiro do Fundeb no primeiro trimestre de 2018.

X

Até o dia 29 de março, entraram R$ 524.6 milhões de reais. Tem dinheiro e não há nenhum impedimento para não reajustar o salários dos professores.

Boa notícia

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) sanciona, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei nº 052/2018, da Mesa Diretora, que altera, acrescenta e suprime dispositivos da Lei nº 169, de 13 de dezembro de 2005, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Casa.

Acabou a  ficela

O presidente da CMM, Wilker Barreto (PHS),  disse que, quando assumiu o cargo, em 2015,  resolveu enfrentar a problemática do Plano de Cargos e Carreira, e não dar abono, “porque abono é ficela”.

— Para o servidor, o Plano de Cargos e Carreira é a aposentadoria dele –, observou.

Faça-se luz!

A Prefeitura de Manaus doou, nesta terça-feira,3, mais de seis mil lâmpadas de vapor metálico ou de sódio, retiradas das ruas de Manaus que já receberam iluminação em LED. Os termos de doação beneficiam os 61 municípios do interior do Amazonas.

Fim das trevas

O prefeito Arthur Virgílio disse que cem lâmpadas para cada município “é um princípio geral”, mas na realidade, a prefeitura tem mais lâmpadas para distribuir. — Os municípios estão às escuras e não podem ficar assim –, afirmou Virgílio.

Pró-Lula

Nesta quarta-feira (4), quando será votado o pedido  de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo promoverão ato público na área em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A manifestação iniciará sua concentração às 12h.

Anti-Lula

No comando dos atos anti-Lula, estão o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem pra Rua (VPR), que divulgaram nas redes sociais um mapa com os horários e cidades participantes. Com o slogan “Ou você vai, ou ele volta”, o MBL tem agenda em mais de 70 cidade

EM ALTA

Os  órgãos de segurança pública que decidiram fazer a divisão dos manifestantes pró-Lula e anti-Lula no canteiro central da Esplanada, desde a altura da Catedral até o limite com a Alameda dos Estados. Serão utilizadas duas fileiras de grades vazadas da Polícia Militar. No espaço entre elas, policiais militares ficarão posicionados a fim de evitar contato, confronto e atos de violência entre os dois lados.

EM BAIXA

A  decisão da Justiça de libertar os amigos do presidente Michel Temer — o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo, além do ex-ministro Wagner Rossi. Poucas horas depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso revogar as prisões temporárias da Operação Sakala, os presos deixaram a carceragem da Polícia Federal de São Paulo no final da noite deste sábado.

 

Foto: Portal Acrítica

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes