Ir para o conteúdo

A distribuidora de energia da Eletrobras, responsável pelo fornecimento no Amazonas, vem passando por um período de sufoco. A companhia – uma das seis que a estatal e o governo federal querem privatizar até abril –, tem sofrido com falta de recursos para tocar suas operações mesmo após uma elevação de 17% nas tarifas em novembro passado. Em carta enviada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletrobras Amazonas admite  que a nova tarifa é a causa de uma maior inadimplência.

RISCO DE APAGÃO

Não é só. Os  atrasos no repasse de verbas por fundos setoriais que custeiam subsídios têm ameaçado até mesmo o abastecimento ao interior do Amazonas.

ESTADO DE ALERTA

Um dos trechos da carta diz o seguinte: “Estamos em risco de não podermos manter os pagamentos referentes à compra de óleo combustível e grave risco de desabastecimento das usinas do interior, com consequente pane seca (falta de fornecimento de energia)” alerta a Eletrobras Amazonas.

BRAGA É CONTRA

Ex-ministro de Minas e Energia (MME) do governo Dilma, o senador  Eduardo Braga postou em suas redes sociais um texto onde se posicionava contra a privatização da Eletrobrás “Privatizar significa um grande risco, principalmente para o povo do interior do nosso estado. Não vou deixar de lutar contra isso!” escreveu o senador.

LISTA VIP

Você já parou para se perguntar o por que, no mar de corrupção que inunda o pais, os políticos nunca foram descobertos pela Receita Federal? A resposta pode estar na existência de uma “lista VIP” de contribuintes – na qual os políticos são os principais ocupantes.

FORO PRIVILEGIADO

A relação de contribuintes com “foro privilegiado fiscal” é protegida por sistema interno da Receita que alerta quando dados são acessados. Auditores são chamados a dar explicações quando isso ocorre

PESSOAS EXPOSTAS

A lista, de fato, existe. Mas, é claro, não com esse nome. Trata-se de um conjunto de contribuintes que são classificados como “Pessoas Politicamente Expostas” (PPEs).

QUEM ENTRA

Na última resolução do órgão, de dezembro do ano passado, novos atores foram incluídos ao grupo. Entre eles, membros dos Tribunais Regionais Federais, do Trabalho e Eleitorais.

Também estão na lista VIP do leão os presidentes e tesoureiros de partidos políticos; deputados estaduais; prefeitos e vereadores.

GOELA ABAIXO

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB) tem uma leitura sobre a intenção de alguns caciques tucanos de empurrar a candidatura do apresentador Luciano Huck “goela abaixo”.

— É a intenção de alguns aproveitadores que acreditariam ganhar as eleições com Huck e depois governar por ele.

ARMADILHA MEDÍOCRE

Para ele, a forçação  de barra pela candidatura de Huck é  “uma armadilha medíocre, pequena, miúda, que não condiz com o passado que nós temos”.

KIM JOG NO BRASIL

Acredite se quiser. O líderes norte-coreanos Kim Jong Un e seu falecido pai Kim Jong Il usaram passaportes brasileiros para solicitar vistos e assim visitar países ocidentais na década de 1990. A informação foi adiantada pela Reuters, após confirmação das fontes de segurança da Europa Ocidental.

DEU NA REUTERS

As fotocópias dos passaportes brasileiros vistos pela Reuters não foram publicadas anteriormente. A embaixada da Coréia do Norte no Brasil se recusou a comentar o assunto.

PASSAPORTES

Eles teriam usado esses passaportes brasileiros que mostram claramente as fotografias de Kim Jong Un e Kim Jong Il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras.

DIA DE CODAM

Acontece logo mais, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação (Seplancti), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), do ano de 2018.

EMPREGO E RENDA

A pauta relaciona 26 projetos industriais com investimentos estimados em R$ 823,5 milhões e geração de 477 vagas no mercado de trabalho no período de até três anos.,

GELEIA GERAL

Pela  previsão, a pauta será bastante diversificada. O conselho vai apreciar  projetos industriais que vão da produção de café torrado, motocicletas e medicamentos, ate  lâmpadas LED.

EM ALTA

 A  decisão do governo em indenizar família do ex-prefeito de Três Marias (MG) Flávio Ferreira da Silva, morto no período da ditadura militar. Segundo relatório da Comissão da Verdade, por ele ter participado de evento com o ex-presidente João Goulart antes do golpe militar, foi preso e torturado com choques e pancadas, o que o deixou com problemas psicológicos. Nada paga a perda de uma vida, mas é um resgate da história.

EM BAIXA

A  administração de alguns shoppings de Manaus que permite carga e descarga a qualquer hora do dia, dificultando o acesso de carros de clientes ao estacionamento. Em alguns deles, o paredão criado por carretas e caminhão-baú e tão grande, que chega fechar a passagem.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes