Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Amom avança, mas David diz que só pensará nisso depois

Mas e se deixar pra pensar depois e quando perceber já for tarde demais? Fica aí o questionamento para os próximos meses.

Charge de Mário Adolfo - AMOM MANDEL
Charge de Mário Adolfo - AMOM MANDEL.

Embora os números da  pesquisa Pontual apontem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) tomando a frente na corrida à Prefeitura de Manaus, com 32,4% das intenções de votos, o prefeito David Almeida (Avante), que aparece em segundo lugar com 28,1%,disse que não está nem aí para campanha eleitoral, pois está focando somente no trabalho.

Quando o prefeito chegava nesta sexta-feira para a reunião  da Suframa, o jornalista Mário Adolfo Filho perguntou à queima roupa:

— O senhor quer comentar a pesquisa que saiu hoje, que colocou o senhor em segundo lugar?

— Não!... Eu não estou preocupado com eleição. Acho que só a partir de maio,  junho eu vou começar  a me movimentar em relação  a eleição. Vou continuar trabalhando, tá?

Ainda é cedo

O prefeito demonstrou muita tranquilidade e talvez se sinta numa situação de conforto porque sabe que “ainda é cedo” e talvez ainda esteja surfando na última pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Paraná, em novembro do ano passado.

*

Naquele momento, ou seja, há três meses, David aparecia com  38,5% das intenções de voto contra 23,3% do deputado federal Amom Mandel.

Mas e se deixar pra pensar depois e quando perceber já for tarde demais? Fica aí o questionamento para os próximos meses.

Extrema-direita patina

Agora pelo dança dos números, quem não anda bem das pernas são os xerimbabos de Bolsonaro.

Coronel Menezes (PL), que se diz o “ verdadeiro compadre” do capitão,  entrou na pesquisa da Paraná, mas atolou nos  11,9%.

*

Já o “primeiro amigo”, Alberto Neto (PL), que foi avaliado na pesquisa da Pontual,  está em 3º lugar e  patina nos 8,7% e não passa disso.

Mas Menezes jura que Bolsonaro quer a chapa formada por Alberto Neto e ele. Será?

Cidade tenta  decolar

Aliás, Capitão Neto está empatado tecnicamente com  Roberto Cidade (União Brasil) que tem 7,1%.

Com apoio do governador Wilson Lima, que o tem colocado debaixo do braço e levado pra tudo que é lugar, já era para o presidente da Assembleia Legislativa começar a decolar.

Queridinho da esquerda

Já o ex-deputado Zé Ricardo (PT), que é o queridinho da esquerda, tem  6,9%, segundo a Pontual.

Só que, este percentual aprece sem que o homem da kombi tenha sequer anunciado que é candidato.

Defensor da ZFM

Por muitos anos visto como um dos mais vorazes antagonistas do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), o agora vice-presidente Geraldo Alckmin é o mais novo defensor do Pólo Industrial de Manaus.

Durante a reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, elogiou a postura de Alckmin.

— Por muitos anos tive diferenças com Alckmin quando ele era governador de São Paulo. Mas, agora, após as eleições, ele mesmo, por cinco vezes, esteve na Confederação Nacional da Indústria (CNI) em nosso favor.

Silva também ilustrou a mudança de Alckmin, com uma frase.

—  Ele me disse uma coisa: “fui eleito vice-presidente e vou trabalhar pelo Brasil".

Prestigiado

Boco Saraiva e o vice-presidente Geraldo Alckmin: contrato de gestão

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, está muito prestigiado no cargo. Além dos elogios de diretores de fábricas, com quem faz questão de conversar toda semana, Bosco conduziu o vice-presidente Geraldo Alckmin pelos corredores da autarquia.

*

Sob essa nova administração, o Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou em 2023 o montante de R$ 173,47 bilhões, o segundo melhor resultado nominal em moeda nacional da história.

Prestigiado 2

Quem também está muito prestigiado é o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que agora chefia o gabinete de relações institucionais da Petrobras em Brasília. Marcelo estava na plateia do auditório da Suframa acompanhando a reunião.

*

Ao ser avistado, foi convidado pelo vice-presidente para tomar lugar de destaque na mesa dos conselheiros.

Primeiro e único

Dos candidatos a prefeito de Manaus, apenas David Almeida esteve na reunião.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), Roberto Cidade, viajou para o exterior. Amom Mandel estava em outra agenda de caráter pessoal.

Good doctor

O Dr. Alckmin em ação, medindo a pressão do jornalista da EBC e depois ajudando a levantá-lo

Na Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa),  o vice-presidente Geraldo Alckmin teve que lançar mão de seu conhecimento médico.

*

No meio da solenidade, ele usou de sua experiência de médico para  ajudar a socorrer um cinegrafista que cobria o evento e passou mal repentinamente.

Jornalista da EBC

O jornalista, que chegou a cair no chão,  é funcionário da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e acompanhava a agenda com a imprensa.

Médico em ação

Alckmin, que é médico de formação, chegou a ter um quadro sobre saúde em um programa da TV Bandeirantes, em 2020.

*

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o vice-presidente medindo o pulso do paciente, que aparece deitado ao chão, e, depois, o ajudando a levantar.

Omar corta na carne

Quem conhece o senador Omar Aziz sabe que ele não tem papas na língua.

Mesmo sendo parte integrante do Senado, ele fez duras críticas, afirmando que o  Congresso Nacional tem deixado de priorizar matérias que atendem às necessidades da população.

Sete anos de gaveta

De acordo com Aziz, há aquelas, inclusive, que estão paralisadas há muito tempo, em educação, segurança e saúde, como o tratamento de doenças raras pelo SUS.

*

—  O Senado tem uma matéria que voltou à Comissão de Assuntos Econômicos na terça-feira, que está há 7 anos no Congresso Nacional e não foi votada, mas em 24 horas se votou a saidinha [de presos]. É uma loucura, tem que fazer um levantamento ! –, cutucou.

Israel despenca no Brasil

A imagem de Israel entre os brasileiros despencou desde o início do genocídio promovido pelo governo de Benjamin Netanyahu contra o povo palestino. Em menos de seis meses, o governo israelense já assassinou mais de 30 mil palestinos .

*

E na quinta-feira (29)  cometeu um dos maiores crimes da História contra a Humanidade, ao assassinar famintos que buscavam ajuda humanitária.

O antes...

De acordo com pesquisa Quaest noticiada pela jornalista Mônica Bergamo, no fim de outubro, pouco depois do ataque, 52% dos brasileiros diziam ter opinião favorável em relação a Israel.

...E o depois!

Quatro meses depois, o percentual caiu para 39%. Já a imagem da Palestina, favorável para 43% dos brasileiros em outubro, oscilou positivamente, para 45%.

Sai pra lá!

Jojô Todynho teria recebido uma ligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que a convidou para concorrer nas próximas eleições municipais, que acontece em outubro deste ano.

*

A dona do hit ‘Que Tiro Foi Esse’ disse que ficou emocionada, mas agradeceu o convite informado que apoiaria outro candidato no próximo pleito.

Limpe nome na Suhab

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) está renegociando dívidas habitacionais.

Na sexta-feira (1) isso era possível ser feito na da 2ª Expo Mulher OAB-AM.

*

A negociação de débitos habitacionais é realizada através da Lei do Refis, criada pelo governador Wilson Lima, que concede até 100% de descontos sobre juros e multas.

O povo quer saber

Aliás, por que a Prefeitura de Manaus e o Detran-Am  não se moram no exemplo e fazem, também, o Refis dos atrasados do IPTU e IPVA respectivamente?

PF pega Zambelli

Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o indiciamento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti.

*

Eles podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Provas do crime

O relatório final da Polícia Federal afirma que documentos apreendidos com a deputada correspondem, integral ou parcialmente, aos arquivos inseridos pelo hacker no sistema do CNJ, o que para os investigadores comprova que ela participou do ataque.

Mandado falso...

Entre os documentos mencionados pela Polícia Federal, está o mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e um recibo de bloqueio de R$ 22,9 milhões em bens do ministro.

... contra Xandão!

O valor corresponde à multa imposta por Moraes ao PL por questionar as urnas eletrônicas nas eleições de 2022. Havia ainda uma ordem, também falsa, para quebrar o sigilo bancário do ministro.

EFEITO LULA —  75% dos brasileiros acreditam em melhoria de vida pessoal e familiar em 2024, diz pesquisa Ipespe/Febraban

Levantamento feito pela Radar Febraban de fevereiro de 2024, conduzido pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), por encomenda da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), aposta que o  otimismo dos brasileiros em relação ao futuro atingiu “um marco significativo”.

De acordo com os dados, 75% dos entrevistados acreditam que suas vidas estarão melhores em um horizonte de 12 meses, marcando o maior percentual registrado na série histórica e uma leve oscilação de um ponto percentual em relação ao último levantamento realizado em dezembro (74%).

Entre os grupos analisados, destacam-se as mulheres, com 80% delas expressando expectativas de melhoria. Na faixa etária de 25 a 44 anos, essa perspectiva é ainda mais forte, atingindo 81% dos entrevistados.

*

Além disso, o Nordeste desponta como uma região onde o otimismo é particularmente alto, com 83% dos entrevistados acreditando em uma melhoria em suas vidas nos próximos 12 meses.

ORGULHO

Perto do gigante Shaquille O´Neal todo mundo vira nanico

Shaquille O’Neal, famosa estrela do basquete mundial, fez a alegria de um menino ao presenteá-lo com tênis e várias roupas. O garoto, que calça quase 56, tinha dificuldades em encontrar sapatos. Jor’el Bolden mora com a mãe, Tamika Neal, em Kansas City, Estados Unidos. Para encontrar sapatos do seu tamanho, ele precisa pedir sob medida e o valor pode chegar a custar mais de R$ 5 mil reais por par. Mãe solteira, Tamika resolveu criar uma vaquinha pedindo ajuda.

A iniciativa foi um sucesso e ela conseguiu arrecadar R$ 60 mil. A surpresa não parou por aí. Ao tomar conhecimento da causa, Shaquille, que também calça 56, doou 20 tênis para o menino!

VERGONHA

Crueldade: Caçar e matar o mico-leão-dourado é um crime estarrecedor

Operação Anhangá da Polícia Federal do Rio, encontrou, em 2023,  armadilhas para captura do mico-leão-dourado , em área de proteção ambiental federal na cidade de Rio Bonito, que fica no este da região metropolitana. Nesta sexta-feira (1), a PF, e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deflagraram  a Operação Anhangá,   para combater a caça ilegal de micos-leões-dourados em reservas de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, seu único habitat na natureza. A caça do simpático bichinho é uma vergonha!

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes