Ir para o conteúdo

Desembargadora Graça vai ao CNJ contra desembargador Djalma

A desembargadora Graça Figueiredo entrou com uma ação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o também desembargador Djalma Martins da Costas para que ele seja punido disciplinarmente e seja afastado de suas funções de forma imediata. A magistrada alega que na sessão do dia 27/03, a qual elegeu Yedo Simões como novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o colega de plenário a desrespeitou, chamando-a de ‘hipócrita’, além de mandá-la ‘calar a boca’ com o dedo em riste.

“O desembargador, após ouvir votos dos desembargadores Paulo Caminha, Cláudio Roessing e Mauro Bessa, todos impugnando a eleição para corregedor, passou a combater a manifestação dos citados de forma efusiva. Subitamente, esquecendo-se do decoro, passou a dizer que segue uma facção dentro do tribunal e que considera o desembargador Pascarelli um macho de verdade, um jovem cercado de mulheres. Neste momento solicitei ao desembargador parcimônia nas palavras. Aí chamou-me de hipócrita e me mandou calar a boca”, relata Graça Figueiredo na ação.

A desembargadora ainda anexou à ação no CNJ a transcrição da sessão. Em determinado momento, Djalma Martins da Costa diz que ‘vão ter que me engolir, como dizia o treinador da Seleção Brasileira, Zagallo’. “Ele já faleceu né?”, questiona, sem saber que o ex-jogador continua vivo e atualmente está com 86 anos.

Ao final da ação, Graça Figueiredo pede o reconhecimento das infrações disciplinares em um processo administrativo para aplicação de pena, além de requerer o afastamento preventivo de Djalma Martins da Costa até o julgamento definitivo do processo. “Sou a mulher mais velha do plenário e nunca fui tão desrespeitada”, assinala Graça.

Facção

Durante a sessão do dia 27/03, o desembargador Djalma deixou o presidente Pascarelli constrangido ao tentar explicar  discussão e falar que existem dois grupos diferentes entre os desembargadores e com opiniões contrárias e que, por conta disso, acirram as discussões em plenário.

– Eu pertenço a um grupo ou uma facção que se degladiam aqui dentro deste tribunal, disse Djalma.

– Facção, desembargador?, questionou Pascaraelli

– O Senhor prefere facção presidente?, devolveu Djalma

Isso porque o termo facção, geralmente, é usado para falar de grupos criminosos. Recentemente, o termo tem sido usado pela mídia para classificar organizações como Família do Norte, Comando Vermelho e PCC

CONFIRA O ÁUDIO EM QUE O DESEMBARGADOR FALA QUE EPRTENCE A UMA FACÇÃO E A DICUSSÃO COM A DESEMBARGADORA:

Sessão aconteceu no dia 27 de março

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes