Ir para o conteúdo

Combate ao sarampo em Manaus ganha reforço do Exército

O Plano de Intensificação do Combate ao Sarampo, iniciado pela Prefeitura de Manaus na última segunda-feira (16), ganhou o reforço do Exército Brasileiro neste fim de semana. Um total de 700 homens do Comando Militar da Amazônia (CMA) se dividiu em dez escolas municipais do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, que serviram como postos de vacinação para a população.

O Jorge Teixeira foi escolhido, por indicação da Prefeitura de Manaus, por ser um bairro populoso e com grande concentração de ocorrências de sarampo. A solicitação de apoio ao Exército Brasileiro (EB) veio logo após o município decretar situação de emergência, no último dia 3, como consequência do surto de sarampo.

Além dos postos nas escolas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão percorrendo casa a casa, tanto bairro Jorge Teixeira, como em conjuntos do bairro Cidade Nova e Novo Aleixo, na zona Norte, realizando uma “varredura” para analisar a situação vacinal dos moradores de bairros considerados prioritários por registrarem a maior incidência de notificações e/ou confirmações de casos de sarampo na cidade.

A meta da prefeitura é que, até o fim do mês de agosto, as equipes tenham feito a avaliação da situação vacinal de 204.139 pessoas, em 110.198 imóveis, e a atualização da Tríplice Viral.

O público-alvo são crianças a partir dos seis meses a adultos até 49 anos. Dados do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar) da Semsa estimam que a população nessa faixa etária seja de 724.028 pessoas e que, aproximadamente, 40% ainda não tenha sido imunizada contra o sarampo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes