Ir para o conteúdo

Caso eleita, Nejmi Aziz vai criar projeto de lei para fortalecer campanha contra o HPV

A candidata à deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), caso eleita, vai criar um projeto de lei junto ao Executivo para implementar o Mês “D” de Mobilização  para fortalecer o combate ao HPV (Papiloma Vírus Humano), responsável pelo câncer de colo uterino, assim como grande parte dos casos de cânceres de ânus, pênis e garganta. Nejmi vai propor uma articulação com os órgãos de saúde, secretarias estaduais e rede de proteção para intensificar a campanha de imunização na capital e no interior, incluindo a utilização dos barcos PAI.

Nejmi Aziz foi um das apoiadoras da campanha no Estado, quando exerceu as funções de primeira-dama e presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), na gestão do então governador Omar Aziz (PSD), que fez o Amazonas ser, em 2013, o primeiro Estado brasileiro a implantar a imunização gratuita contra o HPV na rede pública de saúde do Estado.

Na época, a medida foi assegurada em lei, como parte das ações voltadas para a prevenção do câncer de colo do útero. Diversas ações foram coordenadas por Nejmi Aziz nas escolas e bairros da capital e do interior. A campanha beneficiou mais de 100 mil meninas, entre 11 e 13 anos, no Amazonas, alcançando mais de 80% da cobertura vacinal do Estado.

“Precisamos de maneira urgente criar uma rede de prevenção em nosso Estado para reduzir as incidências desse tipo de câncer em nossa região. A minha proposta é fortalecer essa campanha junto ao Governo, contando com o apoio de órgãos, secretarias e instituições que possam dar suporte para alcançarmos a população tanto na capital quanto no interior com a ajuda dos barcos PAI para se fazer chegar aos lugares mais distantes do nosso Estado”, destacou a candidata.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes