Ir para o conteúdo

Sabedoria ancestral: Caprichoso levanta o 23º título do Festival de Parintins

Parintins-AM – Três pontos e sete décimos foi a diferença contabilizada a favor do Boi Bumbá Caprichoso, vencedor do 53º Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. A disputa aconteceu no final de semana. A criatividade e a ousadia investidas na defesa do tema “Sabedoria popular – uma revolução ancestral”, levou o corpo de jurados, formado por dez especialistas vindos de sete estados brasileiros, a escolherem a agremiação folclórica como a melhor de 2018.

A apuração começou por volta das 13 horas e às 14h30min, na sala de imprensa do Centro Cultural Bumbódromo o Touro Negro da Francesa foi declarado oficialmente campeão do Festival Folclórico 2018. No compito geral, o Caprichoso ficou com 1.259,1 pontos, e o vice-campeão, Garantido, somou 1.255,4 pontos.

Os resultados contabilizados em favor do Caprichoso desde o início da apuração levou a Galera Azul a festejar a vitória antes do final dos trabalhos da comissão apuradora. Com a arena do Bumbódromo tomada pelos torcedores azulados, os torcedores do Garantido deixaram o local e a festa azul dominou a área quando aos gritos de “é bicampeão”.

A alegria maior da torcida é por conta da vitória nas três noites mostrando a superioridade da Revolução Ancestral sobre a Resistência da Baixa do São José. Uma curiosidade dos populares que acompanhavam a apuração do lado de fora da sala de imprensa do Bumbódromo, é que o início da apuração indicou 10 pontos para o apresentador Edmuindo Oran, contra 9,8 pontos em favor de Israel Paulain, do Garantido. A mesma pontuação ocorreu na última nota divulgada pela comissão apuradora, contabilizando 10 pontos para a Vaqueirada Azul e 9,8 para os vaqueiros da Baixa.

A festa azul deixou o Bumbódromo depois que o presidente Babá Tupinambá, conduzindo o troféu de Campeão e os dirigentes da Galera Azul, com o troféu de melhor galera se uniram à multidão para a caminhada em direção ao curral Zeca Xibelão.

É o 22º título conquistado pelo Caprichoso em 53 disputas com o Boi Bumbá Garantido.

A ilha tupinambarana AZULOU!

Festa tomou a ilha tupinambarana para comemorar o bicampeonato

Texto: Floriano Lins, de Parintins

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes