Ir para o conteúdo

Aproximadamente  8 mil fiéis saíram em romaria pelas principais avenidas da Cachoeirinha, na procissão em homenagem ao dia da padroeira do bairro, Santa Rita de Cássia, considerada a “ santa dos impossíveis” .

O andor com a imagem da santa saiu da igreja, na Avenida Carvalho Leal, às 17h, sendo recebida por uma multidão que já esperava na parte externa erguendo rosas vermelhas, símbolo da santa.

Entoando hinos em louvar à  Virgem Maria, a romaria seguiu pela Carvalho Leal, dobrou na rua Ajuricaba, subiu a Avenida castelo Branco e retornou à igreja pela rua Manicoré.

— Além da fé e devoção, a  procissão  de Santa Rita é também um momento de confraternização, pois encontramos amigos que não vemos há muitos anos – comentou o aposentado Rui Assunção, que hoje mora em Minas e retornou ao bairro de sua infância para rever parentes, amigos e participar da festa da padroeira do bairro onde foi criado.

Muitos fiéis seguiram a procissão pagando promessas. Aqueles que conseguiram realizar o sonho da casa própria levavam tijolos na cabeça. Outros erguiam a imagem da Santa. A empresária Dora Almeida distribuiu miniaturas da imagem de Santa Rita e menina Giovana de Cássia ( nome em homenagem a Santa Rita), 5 anos,  seguiu a procissão vestida com a hábito da santa.

A procissão chegou ao seu final debaixo de uma forte chuva, que desabou por volta das 18h. Mas os fiéis não erredaram  pé do cortejo.

História – Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti  ( Roccaporena 1381´C) Lotti   (Roccaporena, 1381) e morreu em Cássia, em 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. Sofreu todos os tios de agressões nasd mãos do marido, que era viciado em álcool.

E passou por um sofrimento ainda maior ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus. Rita perdou os assassinos.

Procissão percorreu as ruas do bairro

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes