Ir para o conteúdo

A disputa de espaços nos grupos de WhatsApp e outras redes sociais foi a tônica deste domingo depois que Caprichoso e Garantido encerraram a série de ensaios técnicos em preparação à disputa do festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, na arena do Bumbódromo, onde os dois Bumbás se apresentam no final desta semana, nas noites de sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (1º de julho).

Para os assessores da nação azul, o Caprichoso fechou a última noite de ensaio técnico de arena com a certeza de estar a um passo do título de bicampeão do Festival Folclórico de Parintins. Eles assinalam “o clima de harmonia entre os itens e a galera azulada com os três atos do espetáculo boi de arena 2018 ‘Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral’” como segurança de que o título permanecerá na região da Francesa.

A vibração de torcedores, incentivados por integrantes da ala tradicional do bumbá, como foi o exemplo de Chica Bandeira, não deixa dúvidas de que os ensaios oxigenaram a euforia azulada. “O empenho dos itens individuais mostraram um Bumbá com o pé na arena e as mãos no troféu de campeão 2018. Dá-lhe Caprichoso”, comentou Sérgio Soares, que veio do Oeste Paraense para incentivar o Touro Negro do Esconde.

O coordenador do Conselho Musical, Mauro Antony, diz que “o Caprichoso está muito forte e, por questão de estratégia, não apresentamos nem 50% do que vamos levar para a arena. Os segredos estão guardados para revelarmos na hora que o boi abrir o festival”.

Todos os dirigentes azulados acompanharam cada ato dos ens\aios e manifestaram otimismo para conquistar o título. O presidente Babá Tupinambá estava junto com a galera e se disse feliz com o resultado de um trabalho de mais de oito meses. “Essa galera nos faz chorar de alegria. O Caprichoso é isso, é união, em busca desse bicampeonato. Lutamos para isso. Entregamos tudo nas mãos de Deus e dos jurados. Se Deus quiser, vamos ser recompensados com esse título”.

Fotos: Pedro Coelho e Glenda Dinely 

Vermelho Impactante

No curral Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido, o clima não foi diferente. Após o encerramento da terceira noite de ensaios técnicos, as avaliações foram de Impactantes, objetivos e claros. “Resistimos por uma consciência capaz de colher um futuro e uma realidade de paz”, disse o apresentador Israel Paulain antes de encerrar o ensaio deste sábado, 23.

Na avaliação de assessores, a noite foi coroada de momentos ímpares e “os itens individuais deram voos rasantes com suas pré-apresentações, além da celebração indígena, lenda amazônica e outros momentos de impacto que vão preencher a arena com a densidade que o tema Auto da Resistência Cultural exige”.

A torcedora Elisângela Albuquerque não mediu elogios ao levantador de toadas, Sebastião Júnior, pela perfeita sintonia com os batuqueiros da Baixa de São José. “Perfeito. Não tenho dúvidas de que vamos retomar o título para no nosso boi e mostrar quem é que tem mais títulos no festival”, disse.

Na visão da torcedora vermelha, foram três noites de profundos conhecimentos sobre o Auto da Resistência Cultural. “Dá pra sentir o coração trepidar com o rufar dos tambores. Acelera a paixão que tenho por este boi. No conjunto temos garra e resistência para vencer”, destaca.

 

Fotos: Paulo Sicsú 

Texto: Floriano Lins 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes