Ir para o conteúdo

O presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, Eduardo Braga (MDB/AM) vai cobrar civil e criminalmente a omissão do poder público pela falta de licenciamento da BR – 319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

— Minha indignação é muito grande. Está completando 19 anos que essa licença ambiental vem sendo postergada de uma maneira sistêmica pelos órgãos competentes. Enquanto isso, o nosso povo segue na lama e no esquecimento, disse o senador.  O protesto ocorreu durante audiência pública na Comissão,  nesta terça-feira (04/09).

Aviso

O senador do Amazonas  avisou que, “se nós tivermos competência para ir à Justiça, nós vamos fazê-lo”.

—Alguém vai ter que pagar por isso, porque não é possível tanta omissão e tanta irresponsabilidade com o povo brasileiro.”

Agora vai

Convocados pela senadora Vanessa Grazziotin, os ministros Torquato Jardim (Justiça), Edson Gonçalves (Meio Ambiente) e o interino dos Transportes, Herbert Drummond, participaram do debate que culminou com a aprovação, na Comissão de Infraestrutura, de um grupo de trabalho para  apresentar uma conclusão sobre os estudos de impacto ambiental na BR-319.

Impacto na aldeia

Também serão incluídos nesses estudo de impacto ambiental, as implicações sobre as comunidades indígenas nas obras da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.

Comissão de peso

Grazziotin disse que grupo de trabalho de alto nível, que terá na sua composição os próprios ministros e os presidentes do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães, e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José da Silva Tiago. O prazo para concluir os trabalhos é de 90 dias.

O que nos envergonha

A candidata a vice-governadora Rebecca Garcia (PP) disse  que Amazonino irá construir escolas técnicas para a capacitação de jovens que não conseguem entrar em uma universidade.

— Com isso, diminuirá uma série de índices que hoje envergonham o nosso estado, a exemplo da segurança.

Perguntar não ofende

Ué, mas se o Amazonas chegou a esses “índices que hoje envergonham o estado” é por culpa dos governos passados. E quem governa o Amazonas por quatro mandatos?

PHS dividido

Oficialmente no arco de aliança de Amazonino Mendes (PDT), o PHS tem visto alguns de seus candidatos abraçando outros postulantes ao cargo de governador. Ontem (4), Homero de Miranda Leão participou de uma caminhada no Bairro da Compensa ao lado de Arthur Bisneto (PSDB), vice na chapa encabeçada por Omar Aziz (PSD).

Ritmo lento no legislativo

O clima de campanha eleitoral e a desaceleração no ritmo de trabalho parlamentar dos políticos pode ser constatado no número de projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais e vereadores de Manaus. Se em período normal de trabalho a quantidade de PLs era grande, nas últimas semanas o fenômeno se inverteu.

Uma semana de hiato

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o último PL apresentado foi na segunda-feira, 27 de agosto.  Já na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto de lei mais atual é do dia 29 de agosto, há exata uma semana.

Atraso

Outra comprovação foi a sessão de ontem (4) na Aleam. Os debates do pequeno expediente começaram com mais de 50 minutos de atraso.

Novo designer

O painel de presença da Aleam está com um novo formato. Agora, além de uma nova fonte nas letras, há um sinal de alerta para informar que o pronunciamento está com 30 segundos para terminar.

Sai de baixo

A reforma da Casa de Apoio do Estudante do município de Tabatinga foi solicitada pelo deputado Luiz Castro (Rede). A cobrança foi feita  por meio de requerimento, com indicação ao Governo do Estado.

Sai de baixo 2

Castro recebeu inúmeras reivindicações dos estudantes, reclamando da falta de manutenção da Casa, que ameaça a permanência dos 32 estudantes que moram lá.

— A situação da Casa do Estudante do município é péssima e necessita de reparos imediatos na sua estrutura, para evitar que ocorram acidentes –, disparou o candidato ao senado.

 

EM ALTA

A atitude do motorista Paulino Cândido, de 59 anos, que  bateu sua van escolar em uma moto na cidade Santos, onde trabalha, na última segunda-feira e deixou um bilhete no local.  “Quebrei sua moto. Me liga” . E escreveu o número do telefone. O bilhete, com a honestidade e o bom exemplo, viralizou nas redes sociais.

EM BAIXA

A forma como os entrevistadores da rede Globo pressionam os entrevistados, como se estivesse ali para agredi-los e não para entrevista-los. O bate boca, nesta  segunda-feira (3), na Globo News, na  Central das Eleições 2018 que contou com a participação de Kátia Abreu, vice do presidenciável Ciro Gomes é exemplo disso. Em certo momento da sabatinada, o clima esquentou entre a senadora e a mediadora Míriam Leitão. Foi constrangedor.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes