Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Apagão é falta de manutenção

Todo mundo falou do apagão que deixou sem energia elétrica várias cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Só não disseram por que volta e meia isso vem acontecendo e por que deverá se repetir mais vezes: a falta de manutenção.

Ildo Luís Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor-executivo da Petrobras, meteu o dedo na ferida. Segundo ele, o sistema energético no Brasil se encontra, atualmente, “estressado”. E disse o porque:

—  O fato é que o sistema está estressado no Brasil, porque não temos feito a manutenção preventiva, centrada na confiabilidade. Há toda uma série de questões que não vêm sendo cumpridas e o Governo só está interessado em cuidar do negócio”, afirmou.

Interesses financeiros

Para Sauer, o Projeto de Lei (PL) 9.463/2018, que tem como objetivo privatizar a Eletrobras, atualmente em trâmite no Congresso Nacional, é um exemplo dos interesses financeiros do governo.

— Há, agora, um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que pode piorar muito o sistema elétrico, criando mercados competitivos que vão continuar aumentando a tarifa sem melhorar a qualidade.

Só lobby

Acusa ainda o professor da USP, que o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, tem uma equipe voltada para atender o lobby dos interesses financeiros.

Cadê a reserva?

Já a manutenção, continua Luís Sauer, centrada em confiabilidade tanto das centrais de geração quanto da transmissão e distribuição, não está no patamar adequado.

X

— Acidentes podem acontecer, mas você tem que ter reserva disponível para atender a carga, afirmou.

Calote 

Em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Platiny Soares (PSL) cobrou Governo do Estado para que execute o pagamento das Emendas Parlamentares aprovadas para o exercício de 2018.

— Esse calote não é em mim e nem na Assembleia Legislativa. Esse calote é no povo!, cutucou o parlamentar.

Tem que cobrar

Platiny destacou que é necessária uma cobrança mais incisiva ao governo.

Até porque a Emenda Parlamentar é um assunto de grande importância para os 24 deputados.

Arthur tem razão

O amigo de Bolsonaro avaliou ainda que o prefeito de Manaus cobrou o governador Amazonino Mendes e com toda a razão, já que ele está enganando a população.

— Assim como, está tentando dar um calote na Assembleia, quando tenta evitar o pagamento das emendas parlamentares, cutucou.

UEA gostou

Os servidores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberam uma boa notícia, ontem. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o tíquete-alimentação e plano de cargos e salários para os servidores.

Uma boa ideia

O deputado Adjuto Afonso reconheceu a visão de Amazonino Mendes ao criar, há 20 anos, o programa Pronto Atendimento ao Consumidor (PAC), no bairro São José.

De acordo com o parlamentar, hoje o PAC celebra a data contabilizando 25 milhões de atendimento ao cidadão amazonense.

Pioneiro

Adjuto lembrou que o PAC foi o primeiro serviço de pronto atendimento ao público. O programa foi inaugurado pelo então governador Amazonino Mendes, em 20 de março de 1998.

Bate e rebate

O deputado Vicente Lopes saiu em defesa do governador Amazonino Mendes, ao rebater as críticas de Platiny Soares, de que o Governo do Estado vai aplicar “calote” nos fornecedores do Estado.

Profecia

“Dizer que o governador Amazonino Mendes (PDT) vai dar calote é tentar fazer uma adivinhação ou profecia”, disse Lopes, observando que esse quadro de terror era o que Platiny vivia “no governo que ele defendia”, declarou Lopes.

Em cinco meses

Vicente Lopes afirmou que em cinco meses de governo Amazonino Mendes realizou “concretamente” ações que outros governantes passaram os seus mandatos inteiros, e não fizeram.

Lembrando JK

Daqui há pouco Lopes vai chupar o slogan de governo de JK. E dizer que Amazonino fez cinco anos em cinco meses.

EM ALTA 

O gesto do estudante Elielton Ribeiro Araújo que tirou seu par de tênis, e trocou com um malabarista Julio Henrique Camargo, que trabalhava com sapatos furados, em um semáforo de Rio Branco, no Acre. O gesto generoso virou notícia em programa de TV nacional.

EM BAIXA

A leviandade do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que depois de acusar a vereadora Marielle Franco (PSOL) de ter sido casada com o traficante Marcinho VP, ser usuária de drogas e ter tido apoio do Comando Vermelho para se eleger. Questionado pela mídia, o deputado disse que recebeu as informações pelas redes sociais, não apurou a veracidade do conteúdo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes