Ir para o conteúdo

Faltando apenas três dias para as eleições, algo chama atenção dos mais atentos ao horário eleitoral gratuito no rádio e TV: a paz e tranquilidade do candidato à reeleição Eduardo Braga (MDB). Neste mais de 30 dias de propaganda, o candidato quase não apareceu em gravações mais bem produzidas. Os filmes veiculados mostravam pessoas pedindo votos para ou senador ou movimentações de rua. Não participou de campanhas de nenhum candidato majoritário, não fez alianças com Deus e o diabo, não pediu votos a ninguém  e adotou o estilo “antes só do que mal acompanhado”.

Mais oito anos

Mesmo sem aparecer à exaustão, Braga lidera todas as pesquisas de intenções de voto, de todos os institutos de pesquisas. E,  se tudo correr como mostram os números, ele terá mais oito anos de mandato no Congresso Nacional.

Paz e amor

Fora de uma eleição majoritária pela primeira vez em 20 anos, Eduardo fez a campanha mais tranquila de sua trajetória política. Não se envolveu em polêmicas, não virou saco de pancadas e não ‘deu o olho de ninguém’. Dono de um temperamento forte, se transformou num verdadeiro “Dudu paz e amor”

Come quieto

Mas, quem conhece o estilo Eduardo Braga de fazer política, não é difícil imaginar o que o senador está pensando:

— Deixa eles se comerem que eu vou ficar aqui, quietinho no meu canto… me aguarem na próxima!

Planos

Há quem já esteja existem aliados pedindo que Eduardo Braga viabilize candidatura para a Prefeitura de Manaus, daqui a dois anos, ou para o Governo do Estado, daqui a quatro anos. Isso porque, em algumas carreatas, o senador ganhou adesão de todos os lados.

A hora de Plínio

Por falar em senado, pesquisas internas do PSDB mostram que Plínio Valério já desponta como o preferido do eleitorado de Manaus. Se a pesquisa for verdadeira –às vezes elas falham –, Valério entra de vez na briga pela segunda vaga para o Senado, se digladiando com Vanessa Grazziotin (PC do B) e Alfredo Nascimento (PR).

Forças Federais

Neste pleito, 27 municípios do Amazonas receberão reforço das forças federais para manter a ordem no dia da votação. Na última terça-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou a solicitação de Santa Izabel do Rio Negro.

Presença virtual

Candidato ao governo do Amazonas, David Almeida (PSB) tem intensificado sua presença na internet nestes últimos dias de campanha antes do primeiro turno. Ciente de que neste pleito o eleitor está mais atento às redes sociais do que à propaganda eleitoral, Almeida está fazendo lives no Facebook a fim de se aproximar das pessoas e já mostra intimidade com a tecnologia.

Eu quero é tic, tic, tic, tic, tac

O ex-vocalista da banda Carrapicho, Zezinho Correa, declarou apoio ao deputado Sabá Reis, candidato à reeleição pelo PR. O apoio foi divulgado pelas redes sociais do deputado.

E não abro mão

Zezinho, disse em um vídeo exibido do Facebook de Sabá que ele é o seu candidato.

— Coerência, Coragem e fé. Conheço o Sabá Reis e tenho profunda admiração pelo seu trabalho.

Chegadas e partidas

O processo eleitoral no Amazonas promete ser apertado e trazer surpresas. Se houver mesmo a busca pelo novo na política,  deve haver uma renovação na Assembleia. E aí cabe muito bem, a título de ilustração,  a canção de Miton Nascimento e Fernando Brant, Chegadas e Partidas:

— Tem gente que chega para ficar. Tem gente que vai para nunca mais…

Vão  ter uma surpresa

A candidata Marina Silva (Rede) desafia todos os institutos de pesquisas e garante que vai estar no segundo turno.

— Vocês vão ter uma surpresa, vamos estar no segundo turno! – , afirmou.

Entre a cruz e a espada

A ex-ministra de Lula disse que é a solução acabar com a polarização que dominou a campanha eleitoral de 2018.

— Não vamos ficar entre a cruz da corrupção do PT e a espada da violência de Bolsonaro –, disse.

Deu no Financial Times

A disputa entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) é, para o jornal britânico Financial Times, sinônimo de batalha entre a “extrema direita e a extrema esquerda”.

Extrema-direita

Para o Financial Times, “é o primeiro candidato de extrema-direita com chances de comandar o Brasil desde que os militares estiveram pela última vez à frente do país nos anos 1980”.

Bateu pesado

Diz o jornal britânico que  mensagem de Bolsonaro é simples: “combater o crime de forma brutal e recuperar o que chama de valores tradicionais da família”. Mas alerta que o candidato é um “ex-capitão do Exército conhecido pelas declarações depreciativas em relação a mulheres, negros e homossexuais”.

EM ALTA

Lá na Inglaterra,  moradores estão pendurando bolsas água quente em árvores para aquecer desabrigados no inverno europeu. O ato de compaixão pode ser visto agora que o frio se aproxima em algumas regiões do Reino Unido. Cada bolsa vem com instruções de empresas locais que concordaram em fornecer água quente.

EM BAIXA

Três décadas após o Brasil reconquistar a democracia e o direito de voto ser estendido aos milhões de brasileiros, a política brasileira vira alvo de cenas violentas – que preocupam autoridades e ameaçam a integridade das eleições. Com polarização da eleição, aumenta  violência e o discurso de ódio entre eleitores e concorrentes.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes