Ir para o conteúdo

Crea fiscaliza Bumbódromo e os galpões dos bumbás Garantido e Caprichoso

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), através de uma comissão multidisciplinar, fez uma visita técnica para inspecionar o exercício profissional nas obras de engenharia nos currais dos bois Caprichoso e Garantido, e no Bumbódromo, em Parintins. O objetivo foi fazer um trabalho preventivo e orientativo junto às agremiações e colaborar com a segurança do Festival Folclórico, programado para os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho.

“O papel principal do Crea é fiscalizar o exercício profissional e, com isso, preservar a sociedade do risco que poderia ocorrer durante o evento. Todos os anos, uma delegação vem a Parintins colaborar com o Festival”, ressaltou o presidente em exercício, Francisco Carlos Amorim.

No primeiro dia, a comissão enviou um ofício às diretorias dos Bois e à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), responsável pela manutenção do Bumbódromo, explicando o caráter da visita. Além disso, a delegação do Crea visitou instituições como a Secretaria Municipal de Obras, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No segundo dia, a primeira fiscalização no Boi Bumbá Caprichoso. A equipe foi recebida pela diretora administrativa Jucieli Cursino e o engenheiro Diego Leitão. A principal orientação foi quanto à importância do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de autoria dos projetos estruturais e execução dos carros alegóricos.

O engenheiro de segurança do trabalho do galpão do Boi Caprichoso, Diego Leitão, informou que o Caprichoso está cumprindo com todas as exigências do Crea. “Temos profissionais em todas essas áreas que estão sendo exigidas. O Crea tem sido nosso parceiro”, afirma Diego.

No terceiro dia, foi a vez do Boi Garantido. A engenheira de segurança do trabalho do Garantido, Cristiane Gama, acompanhou o trabalho da fiscalização e destacou a importância da presença do Conselho neste período que antecede o Festival.

“É muito importante esse compromisso com o Crea para acompanhar e orientar quanto às normas técnicas para que a gente possa, cada vez mais, melhorar a construção do projeto de arena do Garantido e do Festival Folclórico de Parintins. Não só para se apresentar um espetáculo bonito, mas com segurança e profissionalismo”, disse a coordenadora de segurança do trabalho do Garantido.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes